Leia o resumo dos jornais desta sexta
16 de outubro de 2015
Doceiras geram renda em assentamento de Sergipe
16 de outubro de 2015
Exibir tudo

Paraíso dos bandidos

Sergipe acaba de conquistar um lastimável título: o de vice-campeão em homicídio no Nordeste. Divulgado ontem, o relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil expõe o Estado como o 16º onde se mata mais gente no país. Aracaju ocupa a 10ª posição no ranking das capitais mais violentas da região e a 8ª do Brasil. O estudo revela que em Sergipe são assassinadas 45 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes. Os números mostram que o Estado virou um paraíso para os bandidos. Aqui eles pintam e bordam. De fato, nos últimos anos, o governo investiu algumas dezenas de milhões em segurança, porém a dinheirama não fez reduzir o medo da população. É o caso dos motoristas de ônibus, que se recusam dirigir à noite pela periferia da grande Aracaju. O lastimável é que a política de segurança do governo não assuste os marginais, que enxergam a sociedade como presa fácil para suas práticas criminosas. Um horror!

Ficou sem carro

Nem os religiosos estão protegidos da bandidagem. O padre Renato, pároco de Laranjeiras, teve seu carro roubado ontem à noite enquanto organizava uma festa na zona rural do município. Os marginais aproveitaram que o reverendo estava no interior da igreja e levaram seu golzinho preto de duas portas. Uma Lástima!

Festa suspensa

A Justiça proibiu a realização da festa para comemorar a emancipação política de Carmópolis, marcada para ontem à noite. Motivo: a prefeitura não apresentou o projeto contra incêndio e pânico ao Corpo de Bombeiros. Diante da liminar concedida pela juíza de Direito Cláudia do Espírito Santo, a prefeitura emitiu nota informando que realizará a festa em outra data. Aguardemos, portanto!

Tá de volta

E o engenheiro Roberto Bispo reassumiu ontem a direção geral da Assembleia Legislativa. Ele havia sido exonerado pelo irmão, deputado Luciano Bispo (PMDB), em cumprimento a decisão judicial que o condenou por improbidade administrativa. A volta de Roberto ao cargo foi garantida por uma liminar concedida pelo desembargador federal Ivan Lira de Carvalho.

Outubro Rosa

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, até o dia 31 deste mês, todas as farmácias do Bompreço e TodoDia estarão oferecendo a clientes orientações sobre como fazer o auto-exame, além de esclarecer a importância de estar com os exames médicos em dia. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e tem como objetivos principais informar e estimular a participação da população no diagnóstico precoce e controle da doença.

Discórdia

Os vereadores de Lagarto criaram uma grande polêmica no município ao aprovarem projeto batizando de José Corrêia Sobrinho o novo mercado público da cidade. Antes, os deputados estaduais lagartenses Gustinho Ribeiro (PSC) e Valmir Monteiro (PSC) tinham defendido que o mercado se chamasse governador Marcelo Déda (PT), morto em dezembro de 2013. A decisão dos vereadores tem sido muito criticada nas redes sociais.

Nova orla

A Orla da Prainha, em Canindé do São Francisco, receberá infraestrutura moderna, sustentável e que vai alavancar o turismo, a geração de renda e empregos na região. Para tanto, serão investidos pelo governo do Estado mais de 6,6 milhões. A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada ontem pelo governador em exercício Belivaldo Chagas (PSB).

Debate eleitoral

As constantes críticas feitas à Prefeitura de Aracaju pelos vereadores Lucas Aribé (PSB) e Lucimara Passos (PCdoB) estão incomodando o também vereador Renilson Félix (DEM). Segundo este, os opositores atacam o prefeito João Alves Filho (DEM) para desgastá-lo junto aos aracajuanos. “Eles querem antecipar o debate eleitoral aqui na Câmara”, se queixa Félix.

Desempregado

O presidente do PT em Sergipe, ex-deputado federal Rogério Carvalho, está deixando a Secretaria de gestão do Ministério da Saúde. O nome dele, no entanto, está cotado para um outro cargo público em Brasília, que será divulgado posteriormente. Rogério sai porque o Ministério da Saúde, antes comandado pelo PT, foi entregue ao PMDB. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Justa homenagem

A Assembleia homenageou a professora e historiadora sergipana Terezinha Oliva com a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim. Concedida sempre no dia 15 de outubro, a homenagem é um reconhecimento do Legislativo aos educadores. Terezinha Oliva é a primeira pesquisadora a estudar a vida do médico e professor Manoel Bomfim, que os sergipanos nunca o valorizaram e pouco o conhecem.

Triste sina

“Quando a lama virou pedra/ E mandacaru secou/ Quando o ribação de sede/ Bateu asa e voou/ Foi aí que eu vim me embora/ Carregando a minha dor”. Na música “Paraíba”, Luiz Gonzaga retrata o calvário das vítimas da seca, que devasta quase tudo, menos a esperança do sertanejo, temente a Deus e mais confiante em seu “padin Ciço” do que nas promessas dos políticos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *