Leia o resumo dos jornais desta quarta
16 de setembro de 2015
Vendas no comércio varejista caem 1% em julho
16 de setembro de 2015
Exibir tudo

Laranjeiras preserva tradição do São Gonçalo do Amarante

A dança é mais comum durante a Semana Santa

Tradição entre os laranjeirenses, a dança em homenagem a São Gonçalo do Amarante é muito admirada pelos visitantes daquele município. Segundo a lenda, o santo teria sido um marinheiro que tirou muitas mulheres da prostituição, através da música alegre que fazia com a viola. A dança é acompanhada por violões, pulés (instrumentos feitos de bambu), e caixa. Este último instrumento é tocado pelo “patrão” – homem vestido de marinheiro, numa alusão a São Gonçalo do Amarante.

Esta manifestação cultural foi preservada pela comunidade quilombola da Mussuca, localizada em Laranjeiras, a 23 km de Aracaju. Naquele município a dança de São Gonçalo é formada basicamente por homens, tendo como característica a louvação ao santo e ao pagamento de promessas. A festa acontece na própria comunidade durante a Semana Santa, mas o pagamento de promessas pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que o promesseiro assuma todas as despesas como o evento.

O São Gonçalo é composto, em sua maioria, por trabalhadores rurais, que se vestem de mulher, representando as prostitutas. Este é um dos grupos folclóricos mais apreciados de Sergipe pela singeleza da dança e da música.

Os movimentos muito sensuais parecem mais um jogo de conquista, já que os dançadores representam prostitutas que São Gonçalo recuperou através da dança. Não é à toa que os homens se vestem com saias, fitas coloridas e colares. Tudo isso serve para simbolizar as prostitutas.

A religiosidade do grupo é visível. Assim que começa a brincadeira eles fazem o sinal da cruz. Quando termina também. Para acompanhar o gesto, os brincantes cantam: ?Nas horas de Deus amém. Padre, Filho, Espírito Santo. Essa primeira cantiga que pra São Gonçalo eu canto?.

Segundo relatos dos mais velhos, São Gonçalo era o padroeiro da Mussuca. Não se sabe ao certo o motivo para o santo perder a importância entre os religiosos. Uns dizem que foi uma imposição da Igreja Católica, outros garantem que por decisão dos próprios moradores o padroeiro da comunidade passou a ser Senhor da Cruz

Rituais afro

Apesar de louvar um santo católico, a dança lembra movimentos de rituais afro. Mais uma vez isso fica comprovado também na letra das músicas. Um dos versos mais conhecidos do São Gonçalo diz: ?Vosso reis pediu uma dança, é de ponta de pé, é de ?calcanhá?. Onde mora vosso reis de Congo…?

São Gonçalo morreu em 1262 e foi canonizado somente em 1561. O rei de Portugal Dom João III, um grande devoto, foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação do Santo em Roma. Em Portugal a sua festa é realizada em Amarante, no dia 7 de Junho.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *