Adema notificará Petrobras sobre fechamento do Tecarmo
5 de abril de 2020
Adema está interditando todas as praias de Sergipe
6 de abril de 2020
Exibir tudo

Xingó aumenta vazão para 1.300 m³/s

A live é promovida por entidades, movimentos sociais e pastorais

A Usina Hidrelétrica de Xingó, entre Sergipe e Alagoas, está liberando 1.300 m³/s desde este domingo (5). O aumento foi determinado pela Chesf em atendimento a um pedido da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe e visa reduzir o elevado teor de turbidez nas águas provocado pelas cheias dos rios e afluentes que despejam no “Velho Chico”. Até ontem (4), Xingó estava liberando uma vazão média diária de 1.100 m³/s.

No comunicado sobre o aumento da defluência de Xingó, Rodrigues de Matos Firmino, superintendente de Operação da Chesf, informa que a operação deverá perdurar até que a qualidade da água volte aos padrões normais de consumo para abastecimento público, permitindo a captação pelas adutoras de Sergipe que se abastecem no Rio São Francisco. Desde a semana passada, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) enfrenta dificuldades para captar água por conta do elevado grau de turbidez.

Rodrigues de Matos afirma em seu comunicado ser fundamental chamar atenção para o fato de que, a depender das condições, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da Usina Hidrelétrica. “Neste sentido, evidencia-se a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco”. Desde a última quarta-feira (4), Xingó já estava liberando 1.100 m³/s por conta do aumento do volume d’água no Reservatório de Sobradinho (BA), que já está ocupado em 71% de sua capacidade.

Texto: Destaquenotícias 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *