Comemorado neste dia 5, o Domingo de Ramos é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica, e marca o início da Semana Santa. Todos os anos, fiéis com ramos de plantas nas mãos enchem as ruas em procissões e vão à sua paróquia para celebrar a fé. Mas por conta do coronavírus, este ano será diferente.
Apesar da pandemia da Covid-19, a celebração não deixará de acontecer, ela só será um pouquinho diferente. A orientação dos bispos é que as missas aconteçam com as igrejas fechadas, e que os devotos acompanhem de casa pela TV, pela rádio ou – aí está a novidade – pelas redes sociais. Desde o começo da pandemia, várias paróquias de Sergipe já realizavam as missas ao vivo pelas redes sociais A programação de celebrações ao vivo vem desde o início do isolamento social, e seguirá por toda a Semana Santa.
Importância da data
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque, segundo a Igreja, celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Em muitas denominações cristãs o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja.