Petróleo polui a praia do Banho Doce, em Aracaju
1 de dezembro de 2019
Líder dele mesmo
2 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Alba eleita prefeita de São Francisco

Alba de Ailton foi eleita com 65,07% dos votos válidos

A professora aposentada Alba de Ailton (MDB) é a nova prefeita do município sergipano de São Francisco. Sua vice é Dêda de Elder  (PT). A chapa MDB/PT foi eleita, neste domingo (1º), com 1.844 dos votos válidos (65,07%), ficando bem à frente do 2º colocado, Luan Araújo (PSB), votado por 990 dos 2.987 eleitores (34,93%) que compareceram às urnas. Os votos do pedetista José do Carmo Filho não apareceram porque ele está sub júdice.

A emedebista Alba Nascimento, que já foi três vezes 1ª dama de São Francisco, entrou na disputa em plena campanha eleitoral. É que o marido dela e ex-prefeito Ailton Nascimento (MDB) teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. O juiz Evilásio Correia de Araújo acatou ação de improbidade fundamentada na rejeição das contas de Ailton pelo Tribunal de Contas de Sergipe. Alba, que já foi 1ª dama de São Francisco três vezes.

Tirando algumas poucas prisões por compra de votos, a eleição transcorreu em clima de tranquilidade. O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou 20 urnas eletrônicas. 12 delas foram instaladas nas sessões espalhadas pela cidade, enquanto as oito restantes ficaram de reserva. Por sua vez, a Polícia Militar mandou para o município 100 policiais visando garantir a tranquilidade das eleições.

Ameaça de extinção

A primeira grande tarefa da prefeita eleita Alba de Ailton é lutar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) determinando a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total. Com apenas 4.179 moradores, São Francisco está entre as 10 cidades de Sergipe que podem deixar de existir se o Congresso aprovar a PEC do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 Os outros municípios sergipanos também ameaçados de serem extintos são: Cumbe (3.961), Canhoba (3.952), São Miguel do Aleixo (3.921), Santa Rosa de Lima (3.899), Malhada dos Bois (3.428), General Maynard (3.302), Pedra Mole (3.244), Telha (3.118) e Amparo do São Francisco (2.686).

Foto:Infonet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *