
Por Adiberto de Souza *
O excesso de pré-candidatos ao Senado pelo lado governista pode favorecer o barco da oposição, tal qual aconteceu em 2018. Aliás, nas eleições de 2024 em Aracaju a canoa da situação afundou justamente pelo exagerado número de postulantes à Prefeitura. Desde que permitiu o lançamento de vários concorrentes a senador, o governador Fábio Mitidieri (PSD) vive pisando em ovos para não desagradar os aliados. Apesar do esforço para unir os pré-candidatos, o fidalgo não tem conseguido pacificá-los. Para se ter uma ideia da desunião entre eles, Alessandro Vieira (MDB) não vota em André Moura (União), que não vota em Rogério Carvalho (PT) e os dois primeiros dificilmente votarão em Edvaldo Nogueira (PDT). Essa corda de caranguejos que disputa as duas vagas para o Senado lembra o fracasso dos governistas em 2018. Naquela eleição, apesar do potencial de votos dos concorrentes, o racha entre eles terminou derrotando nomes tidos como favoritos, a exemplo de André Moura, Jackson Barreto, Antônio Carlos Valadares e Pastor Heleno. A disputa entre estes favoreceu principalmente o neófito Alessandro Vieira, que montou no cavalo selado e se elegeu com folga, seguido pelo petista Rogério Carvalho. Portanto, se não souber tanger o gado, Fábio Mitidieri e seus quatro pré-candidatos a senador podem dar com os burros n’água, repetindo o fracasso do time em eleições passadas. Marminino!
Rebeldia petista
Depois do petista histórico Manoel de Rosinha, agora foi a vez do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Propriá, Renato Brandão (PT), anunciar apoio ao pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (Republicanos). Aliás, em maio último, a tendência petista Articulação de Esquerda já havia anunciado que não apoia a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). Em nota, a AE anunciou que “subir nesse palanque é dar como correta a privatização dos serviços da DESO, é aprovar o desmonte do Estado nas terceirizações da saúde e da educação, é virar as costas para servidores, como os professores, desrespeitados por esse governo”. Deus é mais!
Reprovado no bêabá
Sergipe permanece entre os estados com os maiores índices de analfabetismo do Brasil. Em 2016, 13,9% dos sergipanos com 15 anos ou mais eram analfabetos. Em 2025, esse percentual caiu para 10,3%, conforme os dados da PNAD Contínua – módulo Educação, divulgada pelo IBGE. Mesmo com essa redução, Sergipe teve a sexta maior taxa de analfabetismo do país, praticamente mantendo a mesma colocação registrada em 2016. No Brasil, no mesmo período, a taxa caiu de 6,7% para 4,9%, ficando pela primeira vez abaixo de 5%. Só Jesus na causa!
Pistoleiros vigiados
O jornalista César Cabral publicou no site Radar Sergipe que “estão no radar da Justiça Eleitoral aqueles profissionais da comunicação que foram contratados, quase exclusivamente, para fazer campanha para determinados candidatos. Quem abrir o bico de forma errada vai pagar multa pesada. O caso é sério!”. César tem razão, pois em todas as campanhas os chamados “pistoleiros intelectuais” apontam os microfones para os adversários de quem os paga, numa afronta à ética profissional e a legislação eleitoral. Arre égua!
Entre um compromisso político e outro, o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (Republicanos) costuma fazer uma boquinha nas casas dos eleitores. Neste final de semana, o distinto chegou à residência do amigo “Mala Véia” justo na hora que um cozido estava sendo preparado. Sem cerimônia, Valmir abriu as duas enormes panelas e ficou impressionado com o tamanho do osso de correr. Nem precisa dizer que o pré-candidato só deixou a casa de “Mala Véia” depois de saborear o pirão do cozido. Misericórdia!
Amor bandido
Cuidado com o “golpe do amor” ou “golpe Don Juan”, em que mulheres são induzidas a fazer depósitos em troca de presentes supostamente retidos no aeroporto. Segundo a polícia, os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, se passando por estrangeiros em boas condições financeiras. Após envolverem emocionalmente a vítima, pedem que ela deposite dinheiro em contas bancárias para que possa resgatar falsos presentes enviados pelos malandros e, supostamente, retidos pela Receita Federal no aeroporto. Quem avisa, amigo é. Cruz-credo!
Alô Emsurb!
Os comerciantes estão reclamando do horário fixado pela Prefeitura para eles terem acesso aos mercados centrais de Aracaju. Segundo os queixosos, anteriormente eles entravam com as mercadorias uma hora antes de as portas serem abertas ao público. Agora, os comerciantes só podem entrar às 6 horas, quando os mercados são abertos. Os queixosos garantem que o pouco tempo para arrumar as bancas termina prejudicando o início das vendas. Com a palavra a Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Aff Maria!
Invasão de corais
Sergipe está entre os estados afetados pela invasão do coral-sol, espécie invasora que se prolifera muito rápido. Segundo estudo do Ministério do Meio Ambiente, a incrustação de coral-sol é observada principalmente em plataformas de petróleo e embarcações associadas à exploração petrolífera. O coral-sol domina as áreas invadidas, em especial nas paredes do recife, sendo responsável pela modificação das comunidades bentônicas. Também há a questão do dano ou perdas de espécies nativas no Oceano Atlântico. Home vôte!
Caiado sem palanque
O pré-candidato presidente Ronaldo Caiado e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estarão em Aracaju amanhã. Os dois desembarcam às 15 horas e, logo em seguida, se reúnem com integrantes do Fórum Empresarial. À noite, a dupla pessedista vai ao Arraiá do Povo, festança bancada pelo governo de Sergipe na Orla de Atalaia. Embora o PSD sergipano seja comandado pelo governador Fábio Mitidieri, Caiado está sem palanque no estado, pois aqui na terrinha o partido apoia a reeleição do presidente Lula da Silva (PT). Creindeuspai!
Samba de coco
As comunidades da região da foz do Rio Vaza-Barris, no Mosqueiro, comemoram o São João com o famoso Samba de Coco, uma manifestação cultural de raízes afro-brasileiras marcada pela percussão forte, dança em roda com batida de pés ritmada e repente com versos improvisados. Portanto, amanhã e na quarta-feira, os moradores, moradoras e brincantes se encontram para celebrar os festejos juninos com rodas de coco, novenas e levantamento de mastro, mantendo vivos os saberes e as memórias da comunidade. Graças a um Projeto de Lei da vereadora Sônia Meire (PSOL), o Samba de Coco do Mosqueiro é Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju. Supimpa!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 4 de maio de 1897.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, e no jornal online Zona Livre.
* É jornalista
O texto acima é opinião do autor e não representa necessariamente o pensamento do site Destaquenotícias.