

A poucos dias do Carnaval, bares e restaurantes se preparam para um período tradicionalmente marcado por mais movimento e consumo. Uma pesquisa da Abrasel mostrou que, entre os empresários que pretendem abrir durante a folia (72%), a maioria (73%) espera aumentar o faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Cerca de 25% dos entrevistados estimam aumento de até 5%, enquanto 24% projetam alta de até 10%. Outros 12% acreditam que o crescimento pode chegar a 20%, e 10% esperam avanços mais expressivos, de até 50%. Para 2%, o crescimento será ainda maior. Por outro lado, 19% não esperam aumento de faturamento, 5% avaliam que irão faturar menos do que em 2025 e 3% não existiam no Carnaval do ano passado.
Turismo reforça as expectativas
O otimismo do setor encontra respaldo nos dados da economia e do turismo. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2026 deve movimentar R$ 14,48 bilhões em receitas no Brasil, valor 3,8% superior ao registrado em 2025 e o maior desde o início da série histórica, iniciada em 2013. Os bares e restaurantes aparecem como os principais responsáveis pela geração de receitas no período.
O levantamento da Abrasel aponta um ambiente financeiro mais favorável no encerramento de 2025. Em dezembro, 47% dos empresários relataram lucro, enquanto 36% operaram em equilíbrio. Outros 16% fecharam o mês no prejuízo e 1% não existia no período. O número de empresas no azul é o mais elevado dos últimos dois anos, apenas um percentual abaixo do registrado em janeiro de 2024.
Além disso, a pesquisa indicou que, na comparação entre dezembro e novembro de 2025, 57% dos respondentes registraram faturamento maior, 19% mantiveram estabilidade e 23% tiveram queda. Já em relação aos reajustes de preços, 59% conseguiram ajustar o cardápio conforme ou abaixo da inflação e 11% reajustaram acima do índice inflacionário. Outros 30% afirmaram não conseguir realizar qualquer reajuste.
Fonte e foto: Abrasel