

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) entregou o Chave da Cidade ao Rei Momo Helder Gomes de Souza e a Rainha do Carnaval 2026 Valdinélia Santana. A solenidade que marcou oficialmente a abertura dos festejos momescos aconteceu, nessa sexta-feira (6), no entro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto.
Com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei e à Rainha do Carnaval, o casal real passou a exercer seu reinado até a Quarta-feira de Cinzas, representando a alegria, a tradição e a identidade cultural da festa. Helder Gomes e Valdinélia Santana também participarão dos desfiles dos Bloquinhos de Aracaju, entre os dias 9 e 22 de fevereiro.
Além do título, os vencedores do concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2026 receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil. A escolha do casal momesco pela Funcaju objetivou resgatar tradições, ampliar o acesso à cultura carnavalesca em diferentes espaços do município e fortalecer o carnaval de rua, valorizando as expressões e figuras populares que simbolizam essa manifestação cultural.
Rei e a Rainha da folia
Segundo a Wikipédia, o Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do Carnaval. É ele quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo – morada dos deuses – porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades. No Brasil se criou a figura da Rainha do Carnaval para que o simpático monarca não andasse por aí sozinho.
Fotos: Instagram