Boleto do IPTU pode ser impresso no portal do Contribuinte
15 de janeiro de 2026
Walter Sampaio, advogado e poeta da Geração dos Novos
15 de janeiro de 2026
Exibir tudo

Judiciário de Sergipe é o mais eficiente do Nordeste

Sergipe aparece em destaque, com a maior pontuação entre os estados do Nordeste

O judiciário de Sergipe é o mais eficiente do Nordeste. Pelo menos foi o que constatou levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização que estuda a gestão pública no Brasil. Os pesquisadores foram a fundo para entender quais tribunais estaduais conseguem resolver processos com mais agilidade, sem deixar a população esperando por anos a fio.

Antes de mais nada, pense em uma fila de banco. Se o caixa for rápido, a fila anda. Se for lento, tudo fica parado. No Judiciário, é parecido: o indicador usado pelo estudo mede a Taxa de Congestionamento Líquida – ou seja, qual a porcentagem de processos que ficou parada sem solução, em relação ao total que tramitou no ano. Assim, quanto menor essa taxa, melhor. Significa que a Justiça está conseguindo dar respostas mais rápidas à sociedade.

Ao mesmo tempo, o estudo focou nos nove estados nordestinos e criou um ranking só para eles. Em suma, o resultado mostra que alguns tribunais estão conseguindo ser mais ágeis que outros. Em suma, Sergipe aparece em destaque, com a maior pontuação entre os estados do Nordeste e a 5ª posição no ranking nacional. Já os outros estados variam bastante.

Na tabela abaixo os estados estão em ordem de colocação no Nordeste e a posição representa a classificação no âmbito nacional.

Posição Estado Valor (Eficiência)
Sergipe 66,0
Paraíba 44,9
11º Ceará 42,1
12º Rio Grande do Norte 39,2
14º Maranhão 32,4
17º Alagoas 27,4
18º Pernambuco 22,8
20º Bahia 19,0
23º Piauí 15,5

Fonte: Site NE9

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *