

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) contratará, por meio de PSS (processo seletivo simplificado), mais de 39 mil pessoas para vagas temporárias. Os profissionais atuarão na coleta de dados e na produção do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.
O governo realizou em dezembro a autorização para as contratações. O edital do processo ainda não divulgado, porém, segundo portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União), já estão definidas a distribuição de vagas e atividades de cada cargo.
O prazo para o IBGE publicar o edital de abertura de inscrições do processo seletivo é de seis meses a partir da publicação da portaria, ou seja, até maio de 2026. As remunerações das vagas também ainda serão definidas pelo órgão. Segundo ainda a portaria, o recrutamento para atuação nos censos do IBGE dependerá de prévia aprovação dos candidatos no processo seletivo.
Veja a distribuição de vagas
Ao todo, serão 39.108 vagas temporárias ofertadas pelo IBGE. As pessoas selecionadas atuarão em diversas funções, sendo a maioria das vagas destinada para Recenseador, pessoa que realiza a coleta de dados.
As contratações também são para supervisão da coleta de dados, na função de Agente Censitário Supervisor, dentre outras atividades:
Analista Censitário (Apoio Técnico Especializado): 1.020 vagas
Recenseador (Coleta de Dados): 27.330 vagas
Agente Censitário Supervisor (Supervisão de Coleta): 4.143 vagas
Agente Operacional Regional (Administração do Posto de Coleta): 1.286 vagas
Agente Censitário Regional (Administração da Supervisão de Coleta): 1.286 vagas
Agente Censitário Administrativo (Apoio Administrativo): 1.432 vagas
Agente Censitário de Informática (Apoio de Informática): 1.446 vagas
Agente Censitário de Qualidade (Supervisão de Qualidade): 1.165 vagas
Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: Agência Brasil)