

Por Elton Coelho *
Luiz Sotero, o Lula, da Cidade dos Funcionários, Grageru, nos deixou prematuramente aos 55 anos, no último domingo (4). Ele foi meu colega de infância, embora distante de três anos a mais pra mim, nunca interferiu em ter vivido a mesma época. Era irmão de Hortência, minha colega de Escola, e de Jorge, o mais novo. Frequentei muito a vida deles e ainda tive o privilégio de reencontrar sua mãe, dona Ivanete Sotero de Santana, que ainda guarda sua educação retilínea, cabelos brancos e serenidade.
De Lula, lembro que na infância, juntei um time de meninos de sua época, e organizei o Flamenguinho do Grageru. Jogávamos contra outros times do mesmo tom, na piçarra da avenida ao lado da residência do senhor Bispo do Leite, no campinho da Escolinha ou no da Caixa d’água do Conjunto. Era disputa de “zona”. Lula era desengonçado, mas disciplinado e atento às regras.
De talvez, além da bola, o fato mais engraçado que me recordo dele, foi ele ter medo de careta. Sim (risos). Aquelas mortalhas de Carnaval que eu, meu irmão Edgarzinho, e um grupo de meninos do Grageru fazíamos, com rostos e corpos cobertos, saindo pelas ruas do conjunto batendo latas, jogando maizena no povo e com lanças perfumes d’água. Certa vez, demos uma carreira tão grande em Lula que ele saiu tão aflito pra encontrar sua casa e deu de cara com uma lastimável queda no barro duro a ralar seus joelhos e cotovelos.
Mas Lula foi um batalhador. O encontrei depois já casado e empresário de eventos. Conversamos. Ele me apresentou o salão, a Casa Blanca Eventos, na rua senador Rolemberg e falou da sua vida, seu cotidiano. Foi comunicador na UFS e cerimonialista por duas décadas. Também possuía a Dhomus Eventos, no bairro onde nos criamos e nos fizemos gente!
Depois disso, fui surpreendido pela notícia da sua morte, enquanto lutava contra problemas relativos a uma leucemia, que deu fim à sua vida terrena.
Fica a sua boa lembrança, Lula. Você foi um vencedor, desde o Flamenguinho do Grageru, campeão de vários torneios, na vida empresarial e como pessoa. Guardarei sempre sua lembrança. Fique em paz!
* É jornalista, bacharel em História e pós graduado em Planejamento e Gestão do Turismo.