Jornalista diz que André Moura perdeu a força no Rio
28 de dezembro de 2025
Governo Mitidieri vai endividar Sergipe em mais de R$ 434 milhões
29 de dezembro de 2025
Exibir tudo

Chegada do Verão anima donos de bares e restaurantes

A maioria dos donos de bares e restaurantes espera aumentar o faturamento

A chegada do verão deve marcar um período de aquecimento para bares e restaurantes. Especialistas do clima indicam, inclusive, que o verão 2025/2026 tende a registrar temperaturas acima da média, com possíveis veranicos e ondas de calor, fatores que estimulam o consumo em estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.

Além disso, indicadores recentes do turismo e do transporte aéreo, aliados à expectativa positiva dos empreendedores, reforçam a perspectiva de maior movimento nos bares e restaurantes ao longo da estação.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou alta de 2,1%, sinalizando uma retomada consistente da demanda ligada ao turismo.

Movimentação de pessoas

Outro dado que aponta para o aumento da movimentação de pessoas durante o verão é o levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a ANAC, mais de 9 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos em outubro, o maior volume já registrado para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000.

Esses números, aliados a fatores como o período de férias e o pagamento do 13º salário, desenham um cenário favorável de maior circulação de pessoas e, consequentemente, de aumento do consumo em bares e restaurantes. Pesquisa recente da Abrasel indica que 81% dos empreendedores do setor esperam faturar mais no final de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com a chegada do verão e a intensificação das viagens pelo país, o setor de alimentação fora do lar projeta um aumento no movimento nos próximos meses. José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, destaca o impacto positivo da sazonalidade e do turismo para bares e restaurantes.

“O verão tradicionalmente é um período de maior fluxo de consumidores, especialmente em destinos turísticos. Com o crescimento do turismo interno e também do turismo estrangeiro, a expectativa é de mais movimento nos bares e restaurantes, o que pode ajudar a recompor receitas e gerar novas oportunidades para o setor”, avalia.

Fonte: Abrasel

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *