

As paróquias de Santa Luzia, em Aracaju, e da Barra dos Coqueiros festejam, neste sábado (13), a padroeira Santa Luzia. Missas e procissões estão programadas para encerrar os novenário e trezenário realizados, respectivamente, pelas duas igrejas. Na Barra dos Coqueiros as festividades serão encerradas com os shows dos cantores católicos Adriana Arydes e Cléber Silva, previstos para às 20 horas.
Na paróquia de Aracaju a festividade tem como tema “Santa Luzia, inabitada pelos dons do Espírito Santo”, convidando os fiéis a refletirem sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e na missão de cada cristão. A programação para este sábado inclui alvorada festiva, missas solenes. Logo após a missa das 19 horas acontecerá a procissão pelas ruas da comunidade.
Quem foi Santa Luzia
Luzia de Siracusa foi uma mártir cristã do início do século quarto, morta no contexto das perseguições de Diocleciano aos cristãos. É venerada como santa pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, que honram sua memória no dia 13 de dezembro. É uma das sete virgens mencionadas no Cânon romano e por tradição é invocada como protetora da vista (olhos) em razão da etimologia latina do seu prenome (Lux, luz). Os seus restos mortais são mantidos no Santuário de Santa Luzia em Veneza. Seu principal local de culto é a igreja de Santa Lucia ao Sepolcro em Siracusa, no sul da Sicília.