Assessor do governo do Rio chama André Moura de criminoso
18 de novembro de 2025
Pecha de criminoso pode derrotar André Moura
18 de novembro de 2025
Exibir tudo

Empresas enfrentam um apagão de mão de obra

O setor da construção civil é um dos mais afetados pela falta de profissionais

Empresas dos mais diversos setores da economia relatam um “apagão” de mão de obra, especialmente aquela mais qualificada — mesmo num momento em que a taxa de desemprego está na mínima histórica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação está em 5,6%.

Um dos segmentos mais preocupados é a indústria. Uma sondagem recente divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 62% das empresas do ramo afirmam ter dificuldade em contratar mão de obra qualificada. Na visão do setor, o gargalo é exatamente a educação e qualificação do trabalho no Brasil, como indica Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Isso é muito puxado pelas novas tecnologias e novos modelos no mercado de trabalho e está relacionado ao novo perfil que as empresas estão buscando: aquele profissional voltado a resolução de problemas complexos”, afirma Felipe. Segundo ele, o Brasil tem um problema histórico em que temos um percentual em crescimento, mas ainda baixo, de jovens concluindo o ensino médio com uma formação técnica.

Fonte: Rede CNN Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *