

A ponte que ligará os municípios de Penedo, em Alagoas, a Neópolis, em Sergipe, entrou em nova fase com a construção da primeira viga de 36 metros de comprimento que fará parte da estrutura da obra, que representa a concretização de um sonho de muitas gerações.
A viga desempenha um papel essencial da ponte, sendo responsável por sustentar a plataforma de tráfego, o chamado tabuleiro, e distribuir as cargas provenientes do peso de veículos, pedestres e da própria estrutura para os pilares e fundações, garantindo estabilidade e segurança à construção.
No leito do rio São Francisco a obra segue em ritmo acelerado. Pilares já estão sendo erguidos do lado alagoano, e em breve será concluída a primeira travessa. A balsa equipada com maquinário pesado, responsável pela perfuração do solo, já se encontra próxima à margem do Velho Chico, em Penedo, dando continuidade aos trabalhos.
A construção da ponte entre Penedo e Neópolis representa um dos projetos de infraestrutura mais aguardados da região, prometendo impulsionar o desenvolvimento econômico, o turismo e a integração entre os dois estados do Baixo São Francisco.
Características da ponte
A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. A ponte será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com vão livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de cabos de estaiamento. Além do comprimento da ponte, o planejamento inclui outros 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos que, ao fim, interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 – uma extensão total de 12.246 metros.
Fonte e fotos: Site Aqui Acontece