

Os professores da rede estadual fecharam as escolas públicas, nesta segunda-feira (13). a categoria cruzou os braços para pressionar o governador Fábio Mitidieri (PSD) a atender as reivindicações da categoria. Uma delas é a restruturação do triênio vinculado ao vencimento, que está suspenso desde 2022. Há muito os educadores negociam melhorias, porém o Executivo insiste em não atendê-las. O governo ainda não se manifestou sobre a paralisação.
“A paralisação é um alerta para mostrar ao governo que o magistério não está satisfeito com o que está acontecendo, e que precisamos de reposta já”, enfatiza o professor Roberto Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. O sindicalista afirma esperar que Mitidieri mande para a Assembleia o Projeto de Lei retomando o direito do triênio. “Apresentamos uma contraproposta dentro limite financeiro do Estado, mas ainda não fomos atendido”, se queixa Roberto.
Segundo o presidente do Sintese, está havendo uma disputa política interna no governo, fato que ficou evidente na última reunião da direção do sindicato com representantes das Secretarias da Administração e da Educação. Ele denunciou que o representante da Educação no encontro impediu que a gestora da Administração apresentasse um esboço de proposta do governo. O episódio deu combustível para que os professores aprovassem a paralização desta segunda-feira.