Hoje tem Lambe-Sujos e Caboclinhos em Laranjeiras
12 de outubro de 2025
Filme sobre a 2ª Segunda Guerra é rodado em Sergipe
12 de outubro de 2025
Exibir tudo

Nossa Senhora Aparecida tem duas festas em Sergipe

Imagem em homenagem à santa fica no centro da cidade de Nossa Senhora Aparecida

Sergipe promove duas festas para celebrar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em Aracaju, acontece a peregrinação de fiéis saindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Siqueira Campos, em direção ao Santuário da Santa, localizada no conjunto residencial Bugio.

Já no município que tem o nome da homenageada, ocorre a 22ª edição da romaria, que sai do Povoado Queimadas, em Ribeirópolis e percorre 8 quilômetros até chegar à Praça da Igreja Matriz daquele município do agreste sergipano, devendo ser prestigiada por cerca de 120 mil fiéis. Após a chegada dos romeiros na cidade serão celebradas missas em louvou à Padroeira do Brasil.

Milagre muda nome da cidade

Em Sergipe, um milagre mudou o nome de um povoado Maniçoba, que hoje é destino de romarias em homenagem à Padroeira. A historiadora Isabela Cruz conta que o filho de um dos fundadores da comunidade, José Torquato de Jesus, deixou a cidade aos 33 anos, em 1956, para viver em São Paulo, onde anos depois adoeceu.

O problema teria começado com um dente inflamado, situação que se agravou. José passou por especialistas, fez cirurgias e tomou medicamentos, mas sem conseguir a cura definitiva para o problema. Com o tempo, o inchaço tomou conta do pescoço, impedindo que ele se alimentasse. A família recebeu dos médicos a notícia de que a situação era irreversível.

A história é contada no livro ‘Nossa Senhora Aparecida, história, fé e identidade’, publicado em outubro de 2015 por três pesquisadores, entre eles Isabela, que é da família do fundador da cidade.

Segundo a historiadora, após o diagnóstico desfavorável dado a José Torquato, a família se uniu em oração e ele prometeu à santa que batizaria a cidade com seu nome caso fosse curado. Não há como datar a cura, mas ele teve melhora do quadro de saúde entre 12 e 30 de maio daquele ano e, então, cumpriu a promessa. A cidade foi oficialmente reconhecida com o novo nome em 24 de dezembro de 1975.

Programação de Aracaju

05h – Alvorada festiva

06h – Missa dos Devotos
Celebrante: Frei Mário Sérgio Souza, OFMCap. (Reitor do Santuário São Judas Tadeu)

08h – Missa Solene
Celebrante: Dom Carlos Alberto dos Santos (Bispo Emérito de Itabuna/BA)

08h – Saída da Peregrinação da Paróquia N. Sra. de Lourdes (Siqueira Campos)
11h – Missa dos Peregrinos

Celebrante: Padre Valtewan Correia Cruz (Vigário geral e Reitor do Santuário Nossa Senhora Menina)
15h – Missa Solene

Celebrante: Padre José Lima Santana (Paróquia Santa Dulce dos Pobres)

17h – Missa de Encerramento
Celebrante: Dom Josafá Menezes (Arcebispo Metropolitano)

Com informações do G1 (Foto: Divulgação)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *