

O rompimento da tubulação da adutora do São Francisco deixou sem água Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora da Glória. Segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o problema ocorreu, nessa sexta-feira (12) em um trecho da adutora no município de Capela. No mês passado ocorreu problema idêntico, que deixou os três municípios da Grande Aracaju sem água tratada nas torneiras.
De acordo com a Deso, o rompimento foi descoberto depois de uma queda brusca na vazão de água recebida pela Estação de Tratamento João Ednaldo, situada em Nossa Senhora do Socorro. Equipes de manutenção estão trabalhando para reparar o dano. Enquanto o serviço é realizado, a produção de água no sistema precisou ser reduzida de forma preventiva, impactando diretamente o fornecimento de água tratada à concessionária Iguá Sergipe, responsável pelo abastecimento da Grande Aracaju.
A Deso informou que o monitoramento da adutora será contínuo e que divulgará atualizações sobre a evolução dos trabalhos e o prazo para a normalização do abastecimento. A orientação da companhia é que a população economize e utilize a água de maneira consciente até que a situação seja regularizada.
Adutora rompeu em agosto
Essa é a segunda vez em menos de um mês que houve rompimento da adutora do São Francisco. A primeira ocorreu em uma das tubulações de 1000 milímetros, localizada nas proximidades da BR-101, no município de Propriá. O equipamento danificado é responsável por conduzir a água bruta captada no Rio São Francisco até a Estação de Tratamento João Ednaldo, que abastece os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. As equipes da Deso levaram dois dias para consertar a adutora.