Morre o jornalista Euler Ferreira
17 de agosto de 2025
Azul reduz número de assentos em voos para Aracaju
17 de agosto de 2025
Exibir tudo

Livro Momentos da Cultura Sergipana será lançado dia 22

Izabel Nascimento é cordelista, escritora, pedagoga, poeta e radialista

O Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju, será palco do lançamento do livro Monumentos da Cultura Sergipana, uma obra escrita em literatura de cordel pela poeta Izabel Nascimento. A noite de autógrafos está agendada para o próximo dia 22. O livro retrata, com lirismo e rigor histórico, a trajetória dos nove monumentos que compõem o Largo da Gente Sergipana, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital.

O livro retrata nove monumentos que compõem o Largo da Gente Sergipana

“Quando o Largo da Gente Sergipana foi inaugurado, senti uma forte sensação de pertencimento. Esse sentimento me acompanha por toda a vida, especialmente por ter nascido no dia 22 de agosto, data em que se celebra a Cultura Popular. Por isso, escrever e publicar o livro Monumentos da Cultura Sergipana vai muito além de uma realização literária e poética: é a concretização do que realmente sinto e vivo, manifestada em versos sobre a cultura da terra onde nasci”, ressalta Izabel Nascimento.

Além de apresentar os versos da autora, a publicação traz ilustrações do renomado xilogravurista Nivaldo Oliveira e artes em Quilling da professora e artista Rosilene Pimentel. O projeto gráfico é assinado por Germana Araújo, resultando em uma obra que une literatura, imagem e memória em profunda harmonia.

O lançamento contará com recital poético, sessão de autógrafos e a apresentação musical da Banda de Pífano do Mestre Pedrinho Mendonça. A venda de exemplares se dará no local. O evento é gratuito e aberto ao público, sendo uma oportunidade única para mergulhar na riqueza simbólica e cultural do povo sergipano.

Esta realização é fruto de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Funcaju (Fundação de Cultura e Arte de Aracaju), com apoio cultural do Museu da Gente Sergipana e Instituto Banese.

Mais que um livro, Monumentos da Cultura Sergipana é um convite à valorização da identidade nordestina, celebrando a tradição do cordel e a memória viva de um povo que resiste, canta e encanta em cada verso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *