De virada, Confiança derrota o Ituano e se aproxima do G-8
10 de agosto de 2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões nessa terça
11 de agosto de 2025
Exibir tudo

Os 113 anos de Jorge Amado, um exilado em Sergipe

Primeira-da direita não identificada, Alta de Souza Calasans Neto, Jorge Amado, Vesta Viana, Zélia Gattai, não identificada e Caribé na Praça do Convento São Francisco, em São Cristóvão

Por Matos Ramos *

Jorge Amado e e Seu Raimundinho, em Estância

Vivo fosse, o escritor baiano Jorge Amado estaria completando 113 anos neste domingo (10). Nascido em Itabuna, o autor de Tereza Batista, Jubiabá, Gabriela, Cravo e Canela, Capitães da Areia e tantos outros livros, morou em Sergipe nos anos de 1932 e de 1938. Embora nunca tenha reconhecido que a sua estada na cidade sergipana de Estância tenha sido um auto-exílio político, Jorge Amado admitiu, numa entrevista ao jornalista Jozailto Lima, que se mudou para o interior sergipano em 1938 “porque estava muito difícil com o Estado Novo. A situação era muito complicada, muita gente era perseguida, outros iam para cadeia, a cada instante a polícia prendia, por bobagem”, pontuou.

O período em que murou em Estância acabou se configurando como um dos mais criativos da vida de Jorge Amado, que escreveu mais de metade de ‘Capitães da Areia’, concluiu ‘Mar Morto’ e levou na bagagem de volta, tipos inesquecíveis, personagens, histórias, que povoaram, depois, alguns de seus principais livros, como Gabriela, Tereza Batista e Tieta do Agreste. A relação do escritor com o nosso estado vai além dos livros. Ele se casou, em 1933, com a sergipana Matilde Garcia Rosa, irmã de Antônio Garcia Rosa, o poeta da colina do Santo Antônio, bairro de Aracaju.

E viva o imortal Jorge Amado!

Dílson Ramos lança na Bahia ‘Um bilhete de adeus’

O amigo jornalista e escritor Dílson Ramos está festejando o sucesso do lançamento de seu primeiro romance ‘Um bilhete de adeus’ na Feira de Literatura de Itapetinga (BA). Antes, o autor lançou a obra em Aracaju, em concorrida noite de autógrafos na Biblioteca Pública Epiphânio Dória. O romance é uma jornada nostálgica por uma Aracaju dos anos 80 e 90. O personagem, Tom, um jornalista mineiro que se divide entre sua paixão pelo jornalismo e as mulheres que passam por sua cama, mostra as redações trocando a velha máquina de escrever pelos computadores e a habilidade do personagem de escapar das investidas dos síndicos nos prédios onde mora.

Vale a pena ler!

Ufologia e Espiritualidade debatidas em Aracaju

Pesquisadores das áreas de ufologia e espiritualidade participaram em Aracaju, na última sexta-feira (8) e nesse sábado (9), do 9º Encontro de Ufologia e Espiritualidade. A programação abordou temas como fenômenos extraterrestres, práticas espirituais, fitoconsciência, iniciações cósmicas e expansão da consciência. Durante os dois dias, o evento propôs reflexões sobre o papel da humanidade no universo, os possíveis contatos com outras inteligências e as múltiplas dimensões da realidade.

Como dizia William Shakespeare: Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia!

Celular desligado faz a diferença

Veja que boa notícia: a lei proibindo o uso de celular em escolas transformou a rotina de estudantes e professores, segundo relatos de educadores e governantes. Todos garantem que existe maior interação entre colegas e melhora na atenção em sala de aula. Diretores das escolas garantem que os alunos estão mais atentos e engajados nas atividades propostas. Professores relatam haver menos interrupções, mais tempo efetivo de ensino e maior facilidade na assimilação do conteúdo, tendendo a refletir positivamente nos resultados.

Então, que os celulares continuam desligados durante as aulas!

Os caprichos da estética

Os homens se renderam aos caprichos da estética feminina. Nas casas de depilação, eles já são cerca de 40% da clientela, tradicionalmente feminina. Os machos modernos também fazem limpeza de pele, drenagem linfática e até massagem modeladora, para se livrar das indesejadas gordurinhas. Parece que os metrossexuais enxergam os pelos como um dos maiores inconvenientes do aprouch masculino. Esteticistas garantem que eles preferem eliminar os pelos da barba, tórax e abdômen, mas também depilam partes mais íntimas, como a virilha.

Salve, salve!

Arca de Noé

Engana-se quem pensa ser o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe é especializado somente em apagar incêndios. Seus bravos militares também sabem socorrer animais em perigo. Os bombeiros já resgataram centenas de bichinhos. A maioria era cães e gatos que se perderam, foram abandonados ou se envolveram em situações de perigo. Também foram resgatados pelos soldados do fogo raposas e jacarés. Com tantos animais socorridos no currículo, o Corpo de Bombeiros lembra a Arca de Noé da narrativa do dilúvio de Gênesis.

Parabéns aos homens e mulheres dessa brava corporação militar!

Whindersson Nunes em Aracaju

Após o sucesso da turnê “Isso Não é um Culto” em 2023, o comediante Whindersson Nunes retorna aos palcos com um novo espetáculo “Isso Definitivamente Não é um Culto”. A apresentação está agendada para o dia 25 de outubro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O novo show de Whindersson aprofunda temas contemporâneos com sua já conhecida mistura de humor, reflexão e provocação. Os ingressos estão à venda no site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro. A classificação indicativa é de 16 anos.

Como dizem os coleguinhas colunistas: Imperdível!

Ônibus elétricos defendidos

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), voltou a defender a decisão de investir na frota de ônibus 100% elétricos, que passou a integrar o transporte público da capital sergipana. “O elétrico chegou para ficar. Nós, gestores públicos, temos a obrigação de entender isso e agir. Essa decisão foi para garantir acessibilidade de verdade, com ônibus que permitem a entrada de todos com igualdade, e também para cuidar do nosso local, reduzindo poluição e combatendo o deserto urbano que se instalou nos últimos anos”, discursa Emília.

Você concorda com a prefeita?

Companhia de Dança da UFS

Universidade Federal de Sergipe acaba de criar a Companhia Jovem de Dança, contemplando três estilos: ballet clássico, dança contemporânea e dança moderna. Idealizada e dirigida pelo professor Marcelo Moacyr, do Departamento de Dança, a Companhia visa difundir a arte da dança e representar institucionalmente a UFS por meio da linguagem corporal. “É uma companhia pública de uma universidade, o que dá a ela um alcance muito grande. A arte, quando feita com responsabilidade e intenção, tem um poder transformador enorme”, resume Marcelo.

Vida longa à tão importante iniciativa!

Restaurantes apostam no Dia dos Pais

Entre os estabelecimentos que planejam abrir neste domingo (10) – Dia dos Pais – 76% esperam crescimento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. É o que revela pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A maioria desses empresários (26%) projeta alta entre 6% e 10%. Além de representar uma oportunidade para aumentar o fluxo de clientes, a data também é vista como um termômetro da disposição do consumidor em gastar em momentos especiais, o que ganha ainda mais relevância em um período marcado por retração no consumo.

Você vai levar seu pai pra almoçar fora?

O perigo estacionado nas ruas

Alguém sabe por que as autoridades não exigem que as empresas coletoras de entulhos coloquem sinalização refletiva nas caixas de ferro estacionadas nas ruas de Aracaju? Pesando cerca de sete toneladas quando cheias, essas caixas são uma grande ameaça aos motoristas e motociclistas, principalmente à noite, quando a visibilidade é menor. Prevenir é melhor do que remediar. Pensem nisso!

Até domingo!

É colunista dominical  do Destaquenotícias

O texto acima é opinião do autor e não representa o pensamento do site Destaquenoticias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *