

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e os demais gestores estaduais do Nordeste garantiram que os estados da região estão alinhados com o governo Lula visando garantir a sustentabilidade econômica de setores atingidos pelo tarifaço de 50% decretado pelos Estados Unidos. “É fundamental ver que o governo federal está atento, buscando alternativas e construindo soluções com os estados”, afirmou, nessa terça-feira (5|), o representante sergipano, após reunião do Consórcio Nordeste com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Antes da reunião do Consórcio Nordeste, os governadores participaram de um almoço com o presidente Lula e ministros no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o Nordeste se colocou à disposição para colaborar com o governo federal. “Setores de fruta, pescado, açúcar, sal, mel, pneus, minério. Serão atendidos por uma gama de medidas que ainda serão anunciadas: crédito, incentivos, compras governamentais. (Vamos nos) alinhar totalmente às iniciativas do governo federal”, disse. Já a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) afirmou que uma alternativa em discussão é “ampliar os créditos acumulados do ICMS”. “É fundamental a garantia do emprego”.
De acordo com Mitidieri, Sergipe, felizmente, deve ser menos impactado pelo tarifaço, já que os principais produtos atingidos, como óleo e suco de laranja, têm menor peso na nossa balança comercial. “Ainda assim, seguimos atentos e atuantes para proteger nossa economia”, frisou. O governante sergipano entende ser fundamental ver que o governo Lula esteja atento, buscando alternativas e construindo soluções com os estados, “pois o Brasil precisa de convergência e responsabilidade para proteger empregos, a sua arrecadação e a economia dos estados”, concluiu.
(Foto: Ricardo Stuckert)