

A Receita Federal realiza, nesta quinta-feira (31), o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Serão contemplados mais de 7,2 milhões de contribuintes, número recorde em uma única rodada. O crédito será depositado automaticamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. A maioria dos beneficiados utilizou a declaração pré-preenchida e indicou o CPF como chave Pix, o que garantiu prioridade no processamento.
Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte deve acessar o portal oficial da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda” (https://www.gov.br/receitafederal), ou utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS. Para André Cavalcanti, contador e sócio da Valore Contabilidade, além do alívio financeiro, a restituição pode ser uma ótima oportunidade para quitar dívidas ou investir. Porém, é importante se atentar aos detalhes.
Quem tiver direito ao valor e não receber a restituição deve verificar se houve problemas com os dados bancários, inconsistência na titularidade da conta (a Receita só deposita em contas do próprio contribuinte) ou pendências no CPF. Nesses casos, o valor não é perdido, apenas retido até que a situação seja regularizada. É possível corrigir informações por meio de uma declaração retificadora.
Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)