

Sergipe está entre os oito estados onde menos da metade das crianças (38,4%) são alfabetizadas. Ou seja, tivesse participando de uma prova final o estado seria reprovado, pois não obteve nota 50. O índice foi divulgado pelo Ministério da Educação e faz parte do estudo Resultados da Alfabetização 2024, Indicador Criança Alfabetizada. Apesar desse percentual alarmante, o governo de Sergipe comemorou porque conseguiu ficar um pouquinho acima do que a meta de 38% estipulada para os estados. Na outra ponta, Goiás (72,7%) lidera o ranking no país.
O Ministério da Educação informou que vem atuando em estados prioritários que não tiveram bom desempenho e não atingiram o nível 2, que é o alcançado no resultado nacional (59,2%), da escala do Criança Alfabetizada. São eles: Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O MEC quer entender os gargalos e tentar auxiliar gestores estaduais e municipais nas políticas públicas.
Ao todo são 2 milhões de alunos participantes, em 42 mil escolas distribuídas pelo país. Cada aluno responde a 16 itens de múltipla escolha, 2 itens de resposta construída e um item de produção textual. A prova é aplicada na escola e, em 2024, foi feita entre outubro e novembro. O número de brasileiros que não sabem ler nem escrever é 9,1 milhões. O problema segue mais concentrado no Nordeste, onde viviam 5,08 milhões de analfabetos em 2024 –mais da metade do total nacional.
Com informações do G1 e do portal Poder360 (Foto: PMB)