Aracaju aparece mal no ranking sobre igualdade de gênero
30 de junho de 2025
Selva Mágica anima as férias da criançada no RioMar Aracaju
30 de junho de 2025
Exibir tudo

A força política de Mitidieri será testada nas eleições de 2026

Por Adiberto de Souza *

As eleições do próximo ano servirão para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), comprovar a sua liderança política. Para tanto, o fidalgo vai precisar de muito jogo de cintura visando manter unido o amplo arco de aliança em torno do governo estadual. Em 2022, a eleição do pedessista não serviu para avaliar a capacidade dele como grande liderança, pois sua vitória foi atribuída a outros políticos, particularmente ao ex-governador Belivaldo Chagas (Pode). Ademais, se a Justiça não tivesse inviabilizado a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL), Mitidieri não teria nem passado para o 2º turno. Portanto, na campanha que se avizinha o governador terá que provar se, de fato, é um líder, sob pena de naufragar nas intrigas paroquiais do interior. Aliás, foi isso que ocorreu em 2024 quando os governistas se dividiram entre várias candidaturas a prefeito de Aracaju e acabaram sendo fragorosamente derrotados pela oposição. Esforçado e festeiro por natureza, Mitidieri carecerá de outros atributos se quiser manter a unidade do grupo político que o apoia, fundamental para a reeleição dele. Home vôte!

Políticos em pencas

Os políticos aproveitaram as últimas noites do Forró Caju e do Arraia do Povo para circular entre os brincantes. Deputados, vereadores e pré-candidatos nas eleições de 2026 compareceram em massa às duas festanças para avaliar como está a popularidade de cada um e ouvir os eleitores para elaborar o discurso com o qual vão à campanha do próximo ano. Anfitriões dos dois forrobodós instalados em Aracaju, o governador Fábio Mitidieri (PSD) e a prefeita Emília Corrêa (PL) recepcionaram os políticos com a maior fidalguia, porém nem todos receberam o carinho da peble rude e ignara, já calejada de ser iludida pelos ditos-cujos. Marminino!

Maratá investe em Ilhéus

O grupo sergipano Maratá vai fazer um mega investimento para reativar o moinho de trigo do Porto de Ilhéus, que está fechado há 17 anos. Segundo a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), devem ser investidos R$ 130 milhões para a implantação e operação da unidade fabril de moagem de trigo, incluindo a aquisição de equipamentos, a construção de novos silos de armazenagem e a recuperação do ativo físico para o pleno funcionamento do moinho. O contrato para uso do moinho é de 35 anos. De acordo com a Codeba, a reativação do moinho possibilitará maior movimentação portuária, a geração de empregos diretos e indiretos. Legal!

Grana na conta

A Receita Federal paga, hoje, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Neste lote, o Leão vai depositar R$ 11 bilhões, destinados aos contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Você tá nessa? Aff Maria!

Zunzunzum político

Deu o que falar a anúncio feito pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), que o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) vai colocar uma emenda no Orçamento da União para bancar o show do cantor Wesley Safadão no Forró Caju de 2026. Ao lado do artista e do parlamentar no palco do forrobodó, a gestora disse que a emenda prometida vai fortalecer “ainda mais essa festa que é do povo”. Tem gente garantindo que a promessa caracteriza campanha política antecipada porque Thiago de Joaldo tem se anunciado como pré-candidato ao governo de Sergipe nas eleições do próximo ano. Arre égua!

Ninguém é santo

O eleitor precisa ficar atento para não ser surpreendido pela avalanche de acusações que surgirá na campanha eleitoral de 2026. Preocupados unicamente em conquistar votos, os candidatos a cargos eletivos – claro que há exceções – devem lançar todo tipo de ataques contra os adversários. Como nunca estão fundamentadas, as denúncias terminam não dando em nada. Tanto isso é verdade que a Justiça Eleitoral nunca valoriza muito tais acusações, pois aprendeu, ao longo do tempo, que no saco de gatos de uma campanha ninguém é santo. Muito pelo contrário, nesse jogo bruto da política o que existe mesmo é cobra engolindo cobra. Creindeuspai!

Tiro no pé

Quem vai às ruas ou rodovias protestar contra a retirada de seus direitos não sabe o tamanho de prejuízo que causa ao queimar pneus e outros objetos na via pública. O fogo destrói o asfalto, recuperado depois com dinheiro dos impostos pagos pelos próprios manifestantes. Ademais, atear fogo intencionalmente em ruas, avenidas e rodovias transforma a manifestação em “crime de dano qualificado pelo uso de substância inflamável e contra o patrimônio público”. Pense nisso antes de riscar o fósforo. Cruz, credo!

Reta final

A campanha para eleger o novo comando do PT em Sergipe entrou na reta final. No próximo domingo, os petistas vão às urnas para escolher entre Rogério Carvalho, Cássio Murilo e Carol Rejane quem vai presidir a legenda no estado. Rogério tem o apoio do atual presidente e deputado federal João Daniel, enquanto o ministro Márcio Macêdo apoia Cássio Murilo. Mesmo sendo defensor do voto eletrônico, o PT vai usar a cédula de papel. Esta decisão foi tomada após a legenda não conseguir que a Justiça Eleitoral emprestasse urnas eletrônicas para o processo eleitoral interno. Então, tá!

Aracaju bem na fita

A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra onde estão esses leitores. Aracaju aparece muito bem colocada nesse ranking. O levantamento, realizado de abril a julho de 2024 pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú e o IPEC, entrevistou 5.504 pessoas em 208 cidades. Foi considerado leitor quem leu pelo menos um livro, impresso ou digital, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores. João Pessoa lidera o ranking nacional, com 64% dos entrevistados tendo dito  ter lido um livro recentemente. Curitiba (63%) e Manaus (62%) também estão no topo, assim como Aracaju: 58%. Supimpa!

Cadê o reajuste?

Os auditores fiscais de Sergipe vão se reunir em assembleia geral, amanhã, para discutir ações de mobilização visando pressionar o governo Mitidieri a atender as reivindicações salariais da categoria. Já na próxima sexta-feira, os auditores se juntarão aos demais servidores estaduais no Dia Estadual de Luta pela Revisão Salarial, a ser realizado em Nossa Senhora do Socorro durante o Programa Sergipe é Aqui, evento promovido pelo governo estadual. O funcionalismo público teme que o Executivo não conceda aumento salarial agora em 2025, deixando para anunciar o benefício só em 2026 por ser um ano de eleições. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 24 de janeiro de 1919.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine e no jornal online Zona Livre.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *