

O inverno no Nordeste está chegando em 2025 com direito a frio intenso, ventos fortes e chuvas em várias regiões. A estação, que começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20), promete ser mais rigorosa do que no ano passado, com temperaturas abaixo da média em algumas áreas.
Enquanto o sertão ainda manterá dias quentes, as noites e madrugadas ficarão mais frias, com possibilidade de ventanias e pancadas de chuva. De acordo com meteorologistas, o padrão de temperaturas mais baixas já vinha sendo observado antes mesmo do início oficial do inverno. A tendência é que esse cenário se mantenha nos próximos meses, com massas de ar polar influenciando o clima na região.
Portanto, às 23h42 desta sexta-feira ocorrerá o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte. Este evento marca a transição das estações e traz consigo mudanças significativas na duração dos dias e das noites.
O que é o solstício
Antigos astrônomos observaram que, ao acompanhar o movimento do Sol no céu ao longo dos dias, sua posição ao meio-dia se deslocava gradualmente até alcançar um ponto extremo, onde parecia não mudar por um tempo, como se estivesse “parado”. Esse comportamento acontece duas vezes por ano: uma durante o solstício de verão e outra no solstício de inverno.
“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano está associado aos solstícios (inverno e verão) e aos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI).