Sergipe tem só uma praia imprópria para o banho
31 de maio de 2025
Semana do MEI 2025 mobiliza mais de 1,6 mil empreendedores
31 de maio de 2025
Exibir tudo

Senador divulga lista de projetos que podem ganhar emendas

Alessandro Vieira defende a criação de uma CPI para investigar o escândalo do  Banco Master

O senador Alessandro Vieira (MDB) divulgou a relação dos projetos que avançaram para a fase de votação popular no Edital de Emendas Participativas 2025. Após passarem por análise técnica, 115 propostas foram consideradas elegíveis nas três áreas contempladas: saúde, educação e agricultura familiar. A votação estará aberta ao público entre os próximos dias 4 e 13, no site emendasparticipativas.com.br , onde cada cidadão poderá escolher um projeto por categoria.

Ao todo, foram deferidos: 86 projetos na área de Educação, voltados para a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS); 20 projetos de Agricultura Familiar, apresentados por associações e cooperativas do setor; 9 projetos de Saúde, inscritos por hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS em diferentes regiões do estado.

O resultado final com os projetos mais votados será divulgado no dia 4 de julho, e os recursos oriundos das emendas parlamentares do senador Alessandro Vieira serão destinados para a execução das propostas escolhidas.

A iniciativa do senador Alessandro Vieira tem se destacado por transformar a lógica tradicional do uso das emendas parlamentares — frequentemente definida nos bastidores — em um processo participativo e transparente. “As pessoas querem saber para onde vai o dinheiro e querem ter voz na hora de decidir. Esse é um compromisso com uma política pública mais responsável e democrática. Nosso mandato existe para ouvir, servir e transformar boas ideias em ações. As emendas participativas são uma forma de devolver à população o protagonismo que lhe pertence”, afirmou o senador.

O edital foi estruturado em três etapas: inscrição, análise técnica e votação popular. Nesta fase atual, os projetos passaram por avaliação técnica com base em critérios previstos no edital, como viabilidade, impacto social e alinhamento com as políticas públicas federais. A última etapa será a votação online aberta ao público sergipano.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *