Toda a população de Aracaju pode se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde. A ampliação da vacinação segue recomendação do Ministério da Saúde visando aumentar a cobertura vacinal e reduzir complicações causadas pelo vírus Influenza, especialmente neste período de maior incidência de síndromes respiratórias. De acordo com a Secretaria da Saúde de Aracaju, o estoque atual é de aproximadamente 70 mil doses distribuídas para todas as unidades.
Mesmo com a ampliação do público, a Secretaria da Saúde mantém o foco nos grupos mais vulneráveis, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes. “Esses continuam sendo prioritários porque fazem parte da vacinação de rotina e estão mais suscetíveis a complicações pela Influenza”, explica Larissa Ribeiro, da assessoria técnica do Programa de Imunização da SMS. Ela destaca que “não haverá reposição de doses extras para o público geral, por isso é necessário assegurar a cobertura vacinal dos grupos prioritários”.
A vacinação está disponível em todas as 45 Unidades de Saúde da Família de Aracaju, sendo 21 com atendimento das 7h30 às 16h30 e outras 20 com horário estendido até as 18h30. “Seguimos com a busca ativa para vacinar principalmente os mais vulneráveis, mas agora também ampliando a proteção para todos que procurarem os postos”, afirma Larissa.
Até o último sábado, 49.177 doses haviam sido aplicadas, o que representa apenas 19,82% da meta estabelecida para a campanha. A ampliação da vacinação busca reverter esse cenário e evitar o agravamento de casos respiratórios típicos do período chuvoso.
Fonte e foto: Secom/PMA