Por Matos Ramos
Eleito em 2018 graças ao lendário cavalo selado, o senador Alessandro Vieira (MDB) é o que mais reza para encontrar a montaria novamente em 2026. Pré-candidato ao Senado, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), sonha que o misterioso quadrúpede lhe conduza à vitória. Este também é o desejo do deputado federal Rodrigo Valadares (União). Ele torce para ser votado em peso pelos arrependidos bolsonaristas que elegeram Alessandro em 2018. O famoso advogado Emanuel Cacho (sem partido) pede aos céus para que o invisível alazão o transporte vitorioso ao governo de Sergipe. Quem deita e acorda sonhando em participar desse galope é o pré-candidato a senador Eduardo Amorim (PSDB), esperança também alimentada pelo ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), outro pré-candidato a senador. Depois que perdeu o decisivo apoio político do ex-governador Belivaldo Chagas (Pode), a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) só se reelegerá se pegar uma carona na famosa montaria. O diabo é que, segundo um velho ditado, o cavalo selado não passa duas vezes pela mesma porta.
O festeiro casal Fábio e Érica Mitidieri está contando as horas para cair no forrobodó durante os animados festejos juninos de Sergipe. Em postagem feita no Instagram, a primeira dama lembra que junho já está chegando. Pela disposição do governador Mitidieri e de sua consorte, um mês será pouco para ariar a fivela ao som de músicos como Erivaldo de Carira e o filhão Erivaldinho, Elba Ramalho, Adelmário Coelho, Alcymar Monteiro e tantos outros e outras. Aliás, para as festas juninas de Sergipe só não vai quem já morreu, né Caetano?
Numerologia
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas ontem: 05 – 06 – 15 – 17 – 31 – 53. Graças à falta de sorte dos apostadores, o prêmio acumulou e subiu para R$ 100 milhões. Como bem diz o matuto: Ah, se Deus desse asa a cobra!
Ainda consternados com o já esperado tombamento da placa de sinalização do cruzamentos das ruas Cristóvão de Barros e Homero Oliveira, os moradores do charmoso bairro Treze de Julho convidam parentes e aderentes para a Missa de 7º Dia em sufrágio do carcomido caninho de ferro. Esquecida pelo poder público, a placa foi vítima de ferrugem generalizada, causada pela forte maresia reinante na capital sergipana. A celebração religiosa deve acontecer num dos vários ferros velhos da cidade, assim que o poder público recolher a falecida!
Brasília urgente
O Supremo Tribunal Federal começa, dia 30 próximo, o julgamento do recurso extraordinário sobre a possibilidade de permitir ou não as disputas eleitorais por candidaturas avulsas, ou seja, sem a necessidade de filiação partidária. Os ministros do STF terão até o dia 6 de junho para votar sobre o tema no Plenário Virtual. Será que passa?
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), tem aproveitado o pouco tempo livre para atuar como garota propaganda. Agora mesmo a simpaticíssima política está divulgando nas redes sociais a coleção junina da Dhilus, loja especializada em moda praia, fitness e casual. Ao lado de seu braço direito, o maridão Itamar Bezerra, a prefeita fez propaganda de uma vistosa camisa quadriculada, ideal para os festejos juninos que se avizinham. No reclame publicitário, Emília faz questão de informar que tanto ela quanto o cara-metade ganharam de presente da Dhilus as indumentárias para forrofiar nos arraiás de nossa capital. Gostou?
Cofres abarrotados
A concessão do abastecimento d’água e tratamento de esgotos “vendida” à empresa Iguá pelo governo de Sergipe deixou os prefeitos sergipanos sorrindo de orelha a orelha. Só na última semana, a Secretaria Estadual da Fazenda dividiu R$ 363,2 milhões com as prefeituras. Parece até prêmio da Mega da Virada!
Mudança dos tempos
Na praça da imprensa, em Aracaju, a banca de jornais virou uma floricultura!
Chegadas por aqui em março passado, as simpáticas girafinhas azuis já se incorporaram ao cotidiano dos aracajuanos. Por onde a gente passa se depara com as patinetes elétricas, usadas como divertimento pela rapaziada e, naturalmente, como meio de transporte. Com aquele pescoção azul ligando a rasteira plataforma ao guidão – também parecido com duas antenadas orelhas – as patinetes se assemelham às pescoçudas girafas. É ou não é?
A natureza agradece
Bola branquíssima para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica nos canteiros públicos de Aracaju!
O Hospital Universitário de Lagarto já tem uma nova superintendente. É a professora Sandra Aiache Menta (no centro da foto), do Departamento de Terapia Ocupacional do campus lagartense. Ao ser empossada pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe, André Maurício, a nova gestora do HU disse que a sua missão será prestar o melhor atendimento à população da região sul de Sergipe. Para quem não sabe, a professora Sandra é terapeuta ocupacional e doutora em Psicologia Social pela universidade argentina John F. Kennedy. É desnecessário dizer que aquela unidade de saúde não poderia estar em melhores mãos. Aleluia!
Navegação de longo curso
Carregado no porto de Sergipe com 30 mil toneladas de farelo de soja, um navio de bandeira estrangeira está levantando âncora com destino à Europa. Boa viagem!
O escritor e desembargador federal Vladimir Souza Carvalho acaba de lançar mais um livro. A tarde de autógrafos aconteceu na afamada Livraria Escariz e foi por demais concorrida. “Crônicas da minha infância” reúne 136 bem elaborados textos, todos relacionados à tenra idade do magistrado itabaianense. Dono de uma escrita cativante, doutor Vladimir tem vários livros publicados sobre direito, folclore, contos, poesias e história de Itabaiana. O intelectual desembargador ocupa a cadeira de número 25 da Academia Sergipana de Letras. Ele merece!
Alô sufistas!
Essa notícia interessa sobre modo aos nossos sufistas: o mal tempo provocado por um sistema de alta pressão pós-frontal está provocando uma forte ressaca no litoral de Sergipe e, por conseguinte, ondas de 2,5 metros a 3 metros de altura. Mas se o Atlântico agitado é festa para os destemidos sufistas, não é brinquedo para os navegantes. Portanto, as embarcações de pequeno porte devem evitar o mar até essa segunda-feira. A Marinha também aconselha aos pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos a permanecerem em terra firme até o fim dessa ressaca braba. Como dizem por aí, quem avisa amigo é!
Após décadas atuando como âncora da TV Atalaia, o competente jornalista Gilvan Fontes acaba de deixar a telinha da afiliada da Record em Sergipe. Para substituí-lo, a emissora contratou Marcelle Mosso, jornalista vinda do SBT da Paraíba. A direção da Atalaia aposta na nova contratação para manter a qualidade e a confiança conquistadas junto à audiência sergipana. Considerado uma das maiores referências do jornalismo local, Gilvan construiu uma história marcada pela credibilidade, compromisso com a informação e respeito ao distinto público. Antes de ingressar na TV Atalaia, o amigo Gilvan Fontes foi âncora da TV Sergipe por muitos anos. Como bem diz Faustão, quem sabe faz ao vivo!
Literatura
Nas andanças por Sergipe, o escritor Jorge Amado foi um frequentador assíduo dos grandes cabarés de Aracaju. Prova disso é “Tereza Batista cansada de guerra”, livro que dedica todo o primeiro capítulo ao rábula Dudu da Capela, uma lenda do Direito em Sergipe. Vale a pena ler!
Até domingo!
1 Comment
Cavalo selado nessa campanha não existe. Sim estratégia política.