A Gerência de Meteorologia do governo de Sergipe emitiu, neste domingo (4), um novo aviso meteorológico com probabilidade de chuvas moderadas a intensas e possibilidade de trovoadas e descargas elétricas. De acordo com a análise, a instabilidade termodinâmica no estado pode se estender deste domingo (4), até a próxima terça-feira (5). Neste período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm ou 100 mm/dia, e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.
Na última quinta-feira (1º), a Gerência de Meteorologia já havia informado à população sergipana sobre a possibilidade de incidência de fortes chuvas. A Defesa Civil Estadual está com alerta emitido, vigente de 2 a 5 de maio. Até a manhã desse sábado (3), os pluviômetros registraram municípios com acumulados elevados, como 144mm em Estância e 46mm em São Cristóvão.
A meteorologista Wanda Tathyana ressaltou que durante o período do aviso, o acumulado pode ultrapassar 250 mm em alguns municípios. “A frente estacionária continua atuando e favorece a chegada de instabilidades termodinâmicas em Sergipe, por conta da canalização do fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, facilitando o transporte de nuvens convectivas para o estado. Como também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente”, detalhou.
Situação de Aracaju
A Defesa Civil de Aracaju informou que nas últimas horas o acumulado de chuvas chegou a 37 milímetros no bairro Mosqueiro, com pico de 22 milímetros em uma hora no bairro Lamarão. O Rio Poxim, que impacta diretamente o bairro Jabotiana, principalmente no Largo da Aparecida, continua sendo monitorado pela Defesa Civil de Aracaju, devido ao risco de transbordamento. A cabeceira do rio Poxim está sendo acompanhada de perto para identificar qualquer impacto na região e tomar medidas preventivas, caso necessário. As chuvas fortes ocorrem na Grande Aracaju desde a tarde desse sábado (3).
Fonte: G/S