A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iolanda Guimarães, assumirá o governo de Sergipe, nessa sexta-feira (2), em substituição ao governador Fábio Mitidieri (PSD), que viajará aos Estados Unidos para participar da Offshore Technology Conference (OTC 2025). A magistrada ocupará o maior cargo do Executivo estadual porque o vice Zezinho Sobral (PSB) está em Barcelona e o presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD), também viajou para os EUA visando participar com Mitidieri da feira do setor de óleo e gás em Houston, no Texas.
A posse de Iolanda Guimarães está marcada para às 9 horas de amanhã, no Palácio-Museu Olímpio Campos, centro de Aracaju. Em 2023, o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, que presidia o TJ, assumiu o governo de Sergipe porque Fábio Mitidieri, Zezinho Sobral e Jeferson Andrade viajaram aos Estados Unidos para participar do Lide Brazil Development Forum 2023, realizado em Washington. O magistrado permaneceu à frente do Executivo por cinco dias. Agora, a desembargadora governará Sergipe até o próximo dia 10.
Segunda mulher no governo
A desembargadora Iolanda Guimarães é a segunda mulher a governar Sergipe interinamente. A primeira foi a ex-vice-governadora Marília Mandarino, que substituiu o titular João Alves Filho por 23 dias, período em que este permaneceu na Europa divulgando o estado junto a empresários estrangeiros. Em novembro de 2019, a então vice Eliane Aquino (PT) deixou de assumir a chefia do Executivo sergipano porque um pico de pressão arterial fez o titular Belivaldo Chagas (Pode) cancelar uma viagem à Europa horas antes de embarcar. Ele permaneceu três dias internado em um hospital de Aracaju.
Por Destaquenotícia (Foto: TJ-SE)