Petroleiros fazem ato em defesa do teletrabalho
12 de fevereiro de 2025
Aracaju quer reduzir índice de gravidez na adolescência
12 de fevereiro de 2025
Exibir tudo

Preços dos ovos registram aumento de até 40 por cento

A alta dos preços das demais proteínas estimula o consumo de ovos

O preço dos ovos de galinha subiu até 40% desde a segunda quinzena de janeiro passado. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta demanda e a oferta restrita influenciaram o aumento do custo deste alimento. O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirmou que a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados. “O consumidor também tem recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas”, disse.

Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o grupo de energia recuou 14,21%, o de alimentos continua pressionando o índice para cima, com alta de 0,96% em janeiro, consolidando a sequência de cinco altas consecutivas.

A inflação (0,16%) teve o menor resultado para um mês de janeiro desde 1994, antes do Plano Real, iniciado em julho daquele ano. Em dezembro de 2024, o IPCA foi de 0,52%. A desaceleração não significa queda dos preços, mas sim que, na média, aumentaram em menor velocidade.

No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou 4,56%, acima da meta do governo. Em dezembro, o acumulado era de 4,83%. A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, intervalo de 1,5% a 4,5%.

Fonte: Site Brasil 247 (Foto: reprodução)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *