André Moura na tropa de choque de Eduardo Cunha
26 de outubro de 2015
Aribé cobra camelódromo prometido por João Alves
26 de outubro de 2015
Exibir tudo

Quem assume no lugar dos cassados?

Se os dois deputados federais, os 10 deputados estaduais e mais um suplente de deputado estadual forem mesmo cassados quais afortunados suplentes assumirão as vagas abertas na Assembleia Legislativa de Sergipe e na bancada sergipana na Câmara Federal? Nesta semana, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou as duas últimas alegações finais nos processos que investigam a má aplicação de verbas de Subvenção do Legislativo estadual.

Todos os 13 denunciados eram deputados estaduais na legislatura passada, concorreram à reeleição e usaram o dinheiro que deveria se destinar a entidades assistenciais em benefício próprio, inclusive como verba de campanha, segundo os procuradores federais e os promotores estaduais que investigaram o escandaloso caso. O Ministério Público implora que eles sejam punidos com a inelegibilidade, aplicação de multa e cassação do mandato. Outros 11 ex-deputados também são denunciados, mas para esses as penas sugeridas são mais brandas, de, no máximo, inelegibilidade por oito anos e pagamento de multa.

Os deputados federais que poderão ser cassados são Adelson Barreto (PTB), que integrou a coligação “Sergipe meu amor” (PP, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PHS, PTC, PV, PSDB, PEN, PTdoB, SD) e João Daniel (PT), da coligação “Agora é a vez do povo” (PT, PDT, PSB, PMDB, PCdoB, PRP, PROS, PSD, PRB, PSDC).

O primeiro suplente da coligação “Sergipe meu amor” é José de Araújo Mendonça Sobrinho, o ex-deputado federal Mendonça Prado, hoje secretário da Segurança Pública, que disputou a reeleição pelo DEM. Já o primeiro suplente da coligação “Agora é a vez do povo” é Bosco Costa, que disputou a eleição pelo PROS. O problema é que Bosco está encrencado com denúncias de corrupção no Detran e isso pode atrapalhar sua ascensão à Câmara. Neste caso, quem assume é o segundo suplente, o ex-deputado federal e hoje tesoureiro nacional do PT, Márcio Macêdo.

Quanto às 10 vagas que podem ser abertas na Assembleia Legislativa a questão é mais complicada. Quatro deputados estaduais são originalmente da base do governo estadual, foram eleitos pela coligação “Agora é a vez de Sergipe” (PT, PMDB, PSB, PSD): Gustinho Ribeiro (PSD), Zezinho Guimarães (PMDB), Jefferson Andrade (PSD) e Luiz Mitidieri (PSD). Essas vagas seriam ocupadas pela ex-deputada Conceição Vieira (PT), que também pode ser punida agora, mas só com uma multa, pelo ex-secretário da Saúde e ex-deputado Edney Freire Caetano (PSB), pelo ex-vice-prefeito Silvio Santos (PT) e pelo ex-prefeito, ex-senador e ex-deputado federal José Almeida Lima (PMDB).

Seis deputados que podem ser cassados são teoricamente da oposição ao governo e foram eleitos pela coligação “Digo sim a Sergipe” (PP, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PTdoB, PTC, SD, PSDB): Maria Mendonça (PP), Augusto Bezerra (DEM), Gilson Andrade (PTC), Capitão Samuel (PSL), Paulinho da Varzinhas (PTdoB) e Venâncio Fonseca (PP).

Assumiriam os suplentes Tijoi Barreto Evangelista, também conhecido como Adelson Barreto Filho (PSL), o ex-deputado Gilmar Carvalho (SD), o ex-deputado Daniel Fortes (PTC), o vereador Josenito Vitale (DEM), o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura Ferreira (PSC) e a desconhecida Rozangela Diolinda da Silva Lima (PSL), com apenas 4.816 votos, já que o próximo suplente, Mundinho da Comase, estaria inelegível e cassado.

Quanto aos outros 11 também denunciados, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu inelegibilidade por oito anos e pagamento de multa para a ex-presidente Angélica Guimarães e para Susana Azevedo, que agora são conselheiras do Tribunal de Contas do Estado, e a mesma pena para Zé Franco e Zeca da Silva, que também não disputaram reeleição.

Para os deputados reeleitos Antônio dos Santos (PSC), Ana Lúcia (PT), Francisco Gualberto (PT) e Garibalde Mendonça (PMDB) foi pedida aplicação de multa, a mesma pena para Conceição Vieira (PT), que não se elegeu, e para Arnaldo Bispo (DEM) e Antônio Passos Sobrinho (DEM), que não disputaram a reeleição. A multa pode chegar a R$ 106.410.

Não haver dentre esses denunciados nenhum deputado do PSDB é um bom sinal. Caso considerados culpados poderão ser mesmo condenados. Mas há um denunciado que é do PT, o agora deputado federal João Daniel, e é bom ele botar as barbas de molho. Porque para petistas o buraco tem sido mais embaixo.

Marcos Cardoso é jornalista, editor do Caderno Mercado do Jornal da Cidade, e autor de “Sempre aos Domingos: Antologia de textos jornalísticos

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *