Leia o resumo dos jornais desta quarta
25 de novembro de 2015
O caranguejo está “de leite”
25 de novembro de 2015
Exibir tudo

Ponta do iceberg

A prisão de cinco pessoas acusadas de “lavarem” verbas de subvenção da Assembleia mostra que muita sujeira ainda está escondida embaixo do tapete. A documentação apreendida na casa de um dos presos e na suspeitíssima Associação Sergipana de Produtores de Eventos pode levar a Polícia a desbaratar o milionário esquema de contratações de shows pelas prefeituras sergipanas. Essa malandragem é antiga, conhecida de todos e já enriqueceu muita gente graúda, que anda por aí posando de bom moço. Os próprios policiais responsáveis pelas prisões feitas ontem em Aracaju concordam que só chegaram à ponta do iceberg: a maior parte da bandalheira ainda está imersa, invisível. É de fato, lastimável que na classe política sergipana tenha tantos salteadores.

Sem reajuste

O governo estuda adiar o reajuste do salário mínimo e dos servidores federais no ano que vem. Dessa forma, compensaria a queda de receitas e cumpriria a meta de superávit fiscal de 0,7% do PIB. Segundo o jornal O Globo, no caso do mínimo, o aumento passaria de janeiro para maio e, no dos servidores, de agosto para dezembro. Pode uma coisa dessa?

Desperdício

A Assembleia promove hoje em Nossa Senhora da Glória mais uma das inúteis sessões itinerantes. Como nas anteriores, realizadas em Lagarto, Itabaiana e Neópolis, a sessão desta quarta não deve ter qualquer resultado positivo para o povo. Os deputados vão ouvir pessoas escolhidas para elogiá-los, prometer providências, que nem sempre estão ao alcance deles, e curvar-se aos aplausos dos aduladores. Depois, como ninguém é de ferro, participam de um suculento rega-bofe custeado pelo contribuinte.

Gato por lebre

O Plano Estadual de Educação enviado pelo Executivo para a Assembléia afronta as deliberações do Fórum Estadual da Educação. Pelo menos é o que garante o Ministério Público. Um relatório sobre o cenário da educação em Sergipe foi apresentado ontem aos deputados pelo promotor de Justiça Cláudio Roberto Souza e pelo procurador federal Ramiro Rockenbach. Os dois garantem que o governo está querendo vender gato por lebre. Misericórdia!

Reforma agrária

O Incra vai implantar um novo assentamento rural no semiárido sergipano. Será na antiga fazenda São Paulo, uma propriedade com 400 hectares, localizada em Canindé. A área, que foi considerada improdutiva, vai abrigar 15 famílias de sem terra. Na semana passada, também foi desapropriada a Fazenda Senhor do Bonfim, em Poço Redondo, onde também será instalado um novo assentamento rural.

De olho em 2016

O deputado federal Valadares Filho (PSB) se reuniu ontem com o deputado estadual Luiz Garibalde (PMDB). Trataram sobre as eleições de 2016 em Aracaju. Ambos sonham em disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Por isso mesmo, deixaram para depois a discussão sobre quem apoiará quem. Ambos, no entanto, concordam que os partidos governistas devem se unir em torno de uma só candidatura.

Só em março

Veja o que disse ao Jornal da Cidade o governador Jackson Barreto (PMDB): “Eu confesso que não conversei com ninguém sobre a disputa da Prefeitura de Aracaju. Tenho muitas preocupações, a exemplo de pagar os salários dos servidores e dar continuidade às obras iniciadas. A crise, hoje, é a principal pauta do meu governo. Só vou me preocupar com as eleições de 2016 em março do próximo ano”. Então, tá!

Nova cidadã

Nascida em São Paulo, a juíza Cláudia do Espírito Santo é a mais nova cidadã sergipana. A propositura concedendo a homenagem à magistrada foi de autoria do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). “Seu amplo conhecimento jurídico, através da sua capacidade e inteligência, tem prestado grandes serviços à magistratura sergipana”, ressaltou Fonseca.

Prevenção

Os empreendedores sergipanos terão acesso gratuitamente a Cartilha de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos Comerciais. A entrega dos 10 mil exemplares para classe empresarial será nessa quarta feira, em solenidade marcada para a sede do Sebrae. A cartilha orienta sobre regularização de estabelecimento, medidas de prevenção contra incêndio e dicas sobre segurança. Legal!

Prepare o bolso

Fique atento, pois a Petrobras está de olho grande em seu minguado dinheirinho. Há dias, a estatal vem pressionando o governo para autorizar um novo reajuste nos preços dos combustíveis. Em setembro, a gasolina subiu 6% e o diesel, 4% nas refinarias. Para sorte dos pobres mortais, a equipe econômica tem resistido à pressão da Petrobras por temer o impacto na inflação.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *