Praias impróprias para banho
23 de julho de 2016
O sucesso dos congelados
24 de julho de 2016
Exibir tudo

Trilhas, banhos e aventuras disponíveis nas serras de Sergipe

As caminhadas por trilhas são algo de novo no turismo de aventura em Sergipe e as movimentações existentes são feitas por pessoas que moram por aqui mesmo, em sua maioria jovens de 18 anos a 40 anos. Atualmente é comum ouvir e ler comentários deles na internet, mostrando grupos que praticam caminhadas em trilhas na serra de Itabaiana, por exemplo, a mais procurada por todos.

Contudo, a maior serra, em termos de altitude, existente em Sergipe é a Negra, com 752metros e fica em Poço Redondo, a 172 quilômetros de Aracaju, no Alto Sertão,  chegando a atingir o Estado da Bahia. Ela tem sido muito visitada nos últimos anos. Mas, ao que parece, a “queridinha” dos sergipanos é a segunda colocada em altitude, a de Itabaiana, a 51 quilômetros da capital sergipana, que começa no município de Areia Branca e seu pico culminante, no município homônimo, e tem 659 metros.

Itabaiana é a  mais próxima

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação, como Estação Ecológica, anterior a 2005. Mas a sua proteção legal beneficiava apenas 288,53 hectares. Um decreto presidencial assinado em 2005 passou a resguardar 7.966 hectares. Nessa área de Mata Atlântica e Caatinga, o parque nacional protege os dois biomas,abrigando uma biodiversidade que inclui 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, uma de quelônio, 62 de mamíferos e 123 de aves, segundo técnicos da área biológica. Tudo isso é atrativo para os aventureiros.

O acesso mais fácil à serra é pela chamada “entrada do Ibama”, depois da sede do  município de Areia Branca. Mas há acesso também próximo ao Parque dos Falcões, o que dá o privilégio a quem fizer essa opção de seguir pela “Trilha das Nove Cachoeiras”. Nelas, o bom e saudável banho é garantido além de belos visuais da região. Tem sido muito procurada nos fins de semana, principalmente por moradores da região ede Aracaju.

Miaba e Palmares

A Serra da Miaba, que se faz presente nos municípios de Lagarto e São Domingo (a 72 e 76 quilômetros de Aracaju, respectivamente) tem 630 metros de altura. É também velha conhecida dos sergipanos, ao menos pelo nome. Mas vem perdendo espaço para a de Palmares, que fica no município de Riachão do Dantas (a 95 quilômetros da capital) e tem 600 metros de altitude. A procura pela Serra de Palmares tem se intensificado, principalmente por aventureiros que gostam de curtir as suas baixas temperaturas no período de inverno, quando chega a 12º C.

Temos ainda as serras Comprida (algo em torno de 600 metros),Cajueiro, Capunga, Aguilhadas, Jabiberi, Boqueirão, Macota, Cajaíba e outras  bem menores e que poderiam até ser classificadas como morros, com altura igual ou pouco superior a 250 metros. A base de partida para as caminhadas pelas trilhas deve ser as cidades onde essas serras estão e os moradores da região são boas fontes de informações sobre como chegar. É recomendável levar água e lanches, pois essas serras ficam distantes de locais para realizar refeições. Este final de semana prolongado é uma boa chance para conhecer as serras sergipanas.

Temos ainda as serras Comprida (algo em torno de 600 metros),Cajueiro, Capunga, Aguilhadas, Jabiberi, Boqueirão, Macota, Cajaíba e outras  bem menores e que poderiam até ser classificadas como morros, com altura igual ou pouco superior a 250 metros.

A base de partida para as caminhadas pelas trilhas deve ser as cidades onde essas serras estão e os moradores da região são boas fontes de informações sobre como chegar. É recomendável levar água e lanches, pois essas serras ficam distantes de locais para realizar refeições. Este final de semana prolongado é uma boa chance para conhecer as serras sergipanas.

Texto de Eugênio Nascimento, publicado originalmente no Jornal da Cidade (Crédito/blog malapronta)

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *