Assembleia explica atraso de salários
21 de julho de 2016
Sem medo da Polícia
21 de julho de 2016
Exibir tudo

Palestra vai discutir sobre o Movimento Negro

A Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), a Biblioteca Pública Epifânio Dória e a Galeria J. Inácio vão realizar, no próximo dia 25, palestras em homenagem às mulheres afro-latino-americanas e afro-caribenhas. O evento, que acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, terá como tema ‘A Luta da Mulher Negra no Brasil e na América Latina’. Este projeto vem com a missão de debater sobre o movimento negro no Brasil e na América Latina.

De acordo com o diretor da DPHAC, Marcos Paulo, mesmo com dificuldades, diversas mulheres negras deixaram um legado de luta contra a escravidão e o racismo. “Temos vários nomes que são símbolos dessa resistência, a exemplo de Tereza de Benguela, uma líder quilombola, que resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído”, relata.

25 de Julho

A Lei nº 12.987/2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, instituiu o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reflexo da realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. Isso resultou na criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e define o dia 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, desde 1992, a partir do citado encontro realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.

Crédito: EBC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *