Leia o resumo dos jornais desta quinta
4 de fevereiro de 2016
Itabaiana realiza a maior feira-livre do interior de Sergipe
4 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Iunes deve ficar

O coronel Maurício Iunes caminha para vencer a briga com o secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado. Para tanto, dependerá apenas de quem substituirá seu desafeto na SSP. A senha foi dada pelo governador Jackson Barreto (PMDB), ao dizer que o novo secretário terá total autonomia para escolher o comandante da Polícia Militar. Ora, dificilmente o substituto de Mendoncinha vai querer trocar o comando da PM sem conhecer a fundo outros coronéis. Ademais, Maurício Iunes é um militar operacional, agregador e uma forte liderança entre os comandados.  JB disse, inclusive, já ter o nome do substituto de Mendonça, porém só anunciará depois do Carnaval para evitar problemas de segurança neste período de festa. Aguardemos, portanto!

Vai peitar

E o PT não desistirá tão fácil da disputa pela Prefeitura de Aracaju. Depois que a deputada estadual Ana Lúcia desistiu da arenga, o petista histórico Rômulo Rodrigues pensa em entrar na briga. Assim como a parlamentar, o novo prefeiturável critica a ingerência do governador Jackson Barreto (PMDB) no PT e defende que os petistas promovam as prévias para definir quem disputará a prefeitura. Pelo visto, muita água ainda passará sob a ponte da sucessão aracajuana.

Greves pipocam

Os servidores da administração direta do governo de Sergipe cruzam os braços nesta quinta-feira. Por tempo indeterminado, a greve visa protestar contra o atraso dos salários, parcelamento do 13º e a demora do Executivo em implantar o Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV). Por conta do atraso da folha de pessoal, os médicos da Prefeitura de Aracaju também cruzaram os braços por tempo indeterminado.

Acamados

O Aedes aegypti atacou o governo de Sergipe, colocando dois secretários de cama, ambos com Chikungunya: Jorge Carvalho (Educação) e João Augusto Gama (Seplag). Eles se queixam de dores insuportáveis. Esta informação foi publicada hoje no Correio de Sergipe pelo jornalista Diógenes Brayner. A coluna deseja melhora aos dois.

Bloqueio

O Ministério Público Federal pediu à Justiça para bloquear R$ 5 milhões do FPM destinado à Prefeitura de Aracaju, e que a proíba de gastar com Carnaval, patrocínios e publicidade.  A idéia do MPF é que os recursos bloqueados sejam repassados para os hospitais Cirurgia, São José e Santa Isabel, garantindo a continuidade do atendimento aos pacientes custeados pelo SUS. Tá certíssimo!

Apoios de fora

As executivas nacionais do PSD e PCdoB batem pé firme em favor dos prefeituráveis Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB). Sobre o apoio dos pessedistas sergipanos a Vavá Junior, o presidente do PSD e ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse se sentir honrado por “abençoar uma forte aliança política que nasce da renovação da vida pública de Aracaju”. Por sua vez, a presidente do PCdoB, Luciana Santos, revelou ao Jornal da Cidade que a candidatura de Nogueira “é o principal pleito eleitoral do partido para 2016 no país”. Então, tá!

Tá fora

Mesmo de férias, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), se apressou em negar que tenha mandado recolher os móveis doados pela prefeitura ao Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM). A informação circulou depois que o major Gilmar foi substituído no comando daquela unidade militar, supostamente por numa exigência do presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB). “Lamento a mudança, mas continuo parceiro da segurança pública”, discursou Valmir.

Sangue novo

O Tribunal de Contas de Sergipe empossou ontem os servidores aprovados no concurso público ocorrido em 2011. Foram empossados 19 analistas de controle externo I e nove analistas de controle externo II. Segundo o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, esta convocação alimenta uma expectativa positiva por mais qualificação nos trabalhos da Corte de Contas.

Doação proibida

Entre as novidades trazidas pela última reforma eleitoral estão as mudanças nas regras de arrecadação e aplicação dos recursos de campanha. A partir de agora, a doação de pessoas jurídicas está terminantemente proibida. Pela Lei, as campanhas eleitorais serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas, recursos repassados pelo partido ou pelo rico dinheirinho do candidato.

Reconduzido

Pelo quinto ano consecutivo, o deputado André Moura foi reeleito líder da bancada do PSC na Câmara Federal. Após a recondução ao cargo, o parlamentar sergipano agradeceu a confiança dos colegas e reiterou “o compromisso de promover uma liderança colegiada, respeitando a opinião de todos”. André aproveitou para criticar a proposta do governo de criar mais impostos, a exemplo da famigerada CPMF.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *