Consumidor está mais confiante
30 de maio de 2016
Dois novos tipos de pimenta chegam ao mercado
30 de maio de 2016
Exibir tudo

Estudo avalia homicídios em Sergipe

Com objetivo de avaliar o perfil sociogeodemográfico das vítimas de morte por causas violentas no estado de Sergipe, a pesquisadora da Universidade Tiradentes (Unit), Sônia Oliveira Lima, está desenvolvendo um estudo para mapear onde estas mortes estão ocorrendo em maior proporção.

A pesquisadora Sônia Oliveira explica que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com Instituto Médico Legal (IML), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e com o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) . Nos primeiros levantamentos, foi constatado que Aracaju possui o maior número de homicídios, logo em seguida o município de Itabaiana.

“O objetivo principal do estudo é tentar identificar áreas dentro do estado onde estas mortes violentas estão ocorrendo em maior proporção e identificar a causa dessa morte. Esse trabalho é um trabalho prospectivo, ou seja, ele te dá o que está acontecendo no momento, sendo que a última avaliação do banco de dados ocorreu entre 2012/2013”, pontuou a pesquisadora.

O estudo também apontou  um alto índice de mortes de jovens vítimas de  acidente por motocicleta. Segundo a pesquisadora, é um tipo de óbito que pode ser evitado com ações educativas no trânsito.

“A meta é propor uma intervenção para que essas mortes que são evitáveis tenham uma redução. O estado não está diferente da média nacional, mas o nosso estado é pequeno onde a gente tem o apoio dos órgãos públicos e a gente tem condições de mostrar o que a gente conseguiu e com isso a gente pode auxiliar para que haja uma política pública envolvida”.

Estudo

A pesquisa está sendo desenvolvida com um grupo de estudantes que foram previamente treinados. Os estudantes participaram do plantão e cada morte violenta de causa externa foi avaliada. A coleta foi iniciada em abril de 2014 e segue até março de 2016.

O projeto vem sendo desenvolvido com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fruto do Programa de Pesquisa para o SUS, em parceria com o Ministério da Saúde.

Fonte e foto: Ascom/Fapitec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *