Leia o resumo dos jornais desta segunda
25 de julho de 2016
PF apreende 900 quilos de maconha em Sergipe
25 de julho de 2016
Exibir tudo

Escalando os times

Partidos políticos não discutem outra coisa que não seja a formação das chapas para a disputa das eleições municipais. Embora com os entendimentos bem adiantados, a maioria vai preferir fazer a convenção no último dia previsto pela Legislação: 5 de agosto. Até lá, os encontros e desencontros serão normais. Quem hoje está com um prefeiturável pode mudar de lado a qualquer momento. É o caso do PSD do deputado federal Fábio Mitidieri, que romperá a aliança com o PSB de Valadares Filho porque este pré-candidato recebeu o apoio do PSC do senador Eduardo Amorim. E para onde vai agora o PSD? Pode se coligar com o PCdoB de Edvaldo Nogueira ou mesmo lançar candidato próprio, embora esta seja uma hipótese muito remota. O prefeito João Alves Filho (DEM) procura um bom candidato a vice. Ele ofereceu a vaga ao PSC, que recusou por já ter se comprometido com o PSB. O demista sonha em rifar o aliado de longas datas e vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), porém só o fará se encontrar um nome com forte densidade eleitoral e que agrade ao amplo leque de partidos aliados. Como ainda faltam alguns dias para as legendas concluírem a escalação dos times, é prudente não fazer apostas em quem vai com quem para a disputa.

Mais tempo

Embora estabeleça o próximo dia 5 como data final para a realização das convenções, a legislação permite que os partidos só registrem as candidaturas na Justiça Eleitoral no dia 15 de agosto. Anteriormente, a Lei previa como prazo final o nonagésimo dia anterior à data das eleições.

Apoio abençoado

E o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) treinou a oratória de olho nos comícios da campanha eleitoral. Foi sábado passado, no evento gospel ‘Sergipe no Altar’, realizado na praça dos mercados de Aracaju. O comunista foi convidado para a festa evangélica pelo prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB). O pastor e líder político fez questão de elogiar a administração de Nogueira como prefeito de Aracaju. Este pode ser o primeiro passo para o PRB fechar com a pré-candidatura de Edvaldo. Duvida?

Longe de Aracaju

Na visita que fará hoje a Aracaju, a presidente Dilma Rousseff (PT) não se encontrará com o amigo e governador Jackson Barreto (PMDB). Estrategicamente, JB viajou para Goiás, onde receberá do governo daquele estado a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera no grau da Grã-Cruz. Dilma chega à tarde para participar de um ato contra seu afastamento da presidência. Os organizadores prometem colocar mais de 15 mil pessoas no centro de Aracaju.

Quer distância

A viagem de Jackson para Goiás caiu como uma luva para a cúpula do PMDB sergipano, que não queria vê-lo prestigiando o “ato contra o golpe”. Para não contrariar o atual inquilino do Palácio do Planalto, o PMDB não participará da manifestação em favor de Dilma Rousseff (PT). Até o título de cidadania sergipana, conferido à petista pela Assembleia, não será entregue nesta segunda-feira, para a solenidade não se transformar numa manifestação contra o impeachment.

Dois cassados

E quem está feliz da vida com o último apoio recebido é o pré-candidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). O deputado federal Adelson Barreto (PTB) anunciou sua adesão ao projeto do político lagartense. Une os dois o fato de estarem na mira da Justiça. Valmir teve os direitos políticos cassados por ter perdoado impostos municipais quando era prefeito de Lagarto. Já Adelson foi cassado sob a acusação de meter a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia. Ambos recorreram contra as condenações.

Pé na estrada

Lideranças políticas estão percorrendo o interior de Sergipe para prestigiar as convenções partidárias. Em alguns municípios, adversários na esfera estadual estão apoiando a mesma chapa majoritária. Quem não aceitar subir no mesmo palanque pode perder apoio importante para as eleições de 2018 e isso ninguém deseja.

Acordo oficializado

Com o apoio de 18 partidos, foi oficializada a candidatura a prefeito de Estância do deputado estadual Gilson Andrade (PTC). Ele terá como parceira de chapa Adriana Leite (PRB), esposa do ex-prefeito estanciano Ivan Leite (PRB). O principal adversário de Gilson e Adriana é o prefeito e candidato a reeleição Carlos Magno (PSB).

Inimigos do povo

Você ainda lembra os nomes dos vereadores que, em 2013, votaram pela criação da Taxa de Iluminação Pública de Aracaju? Para refrescar a sua memória, a coluna publica a relação dos inimigos do povo: Agamenon Sobral, Anderson de Tuca, Augusto do Japãozinho, Doutor Agnaldo, Doutor Gonzaga, Robson Viana, Pastor Jony, Jailton Santana, Manoel Marcos, Renilson Félix, Pastor Roberto Moraes, Max Prejuízo, Ivaldo José, Adriano Taxista e Valdir Santos. O presidente da Câmara, Vinicius Porto, não votou, mas articulou a aprovação do projeto. Lembre-se desses suplicantes nas eleições deste ano.

Festa religiosa

Simão Dias, Boquim e Aquidabã comemoram amanhã (26) o dia da padroeira Nossa Senhora Santana. Nem precisa dizer que neste ano eleitoral a classe política vai prestigiar em massa o evento religioso e, naturalmente, conferir como anda a popularidade junto aos eleitores. Muito religioso, o governador Jackson Barreto (PMDB) não poderá participar das homenagens a Senhora Santana, pois tem agenda cheia, amanhã, em Brasília.

Braços cruzados

Os professores da rede estadual vão cruzar os braços terça e quarta-feira da próxima semana. A paralisação visa protestar contra os seguidos atrasos salariais dos servidores, aposentados e pensionistas. O governo de Sergipe alega falta de recursos para honrar o compromisso, mas os educadores garantem que há dinheiro para pagar em dia a folha da categoria, incluindo os inativos. Será?

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *