Come-se bem nos mercados centrais de Aracaju
3 de fevereiro de 2016
As veias abertas da América Latina continuam sangrando
3 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Época dos blefes

Não acredite em tudo que se publica sobre possíveis coligações. Esse período que antecede as convenções partidárias é propício para se ‘plantar’ informações, nem sempre verdadeiras, sobre acordos políticos. Assim como no pôquer, o blefe é muito comum entre os políticos, treinados em jogar verde para colher maduro. Portanto, não acredite em tudo que se fala sobre futuras alianças e prováveis adesões a este ou aquele prefeiturável, pois pode não passar de blefes para sondar o terreno adversário. Com o quadro totalmente indefinido, a disputa eleitoral em Aracaju estimula o disse-me-disse entre lideranças e cabos eleitorais. O certo é que a maioria dos partidos só vai fechar acordos na última hora do dia 5 de agosto, data final para a realização das convenções. Até lá, portanto, muito vai se conversar sobre alianças políticas.

Tá com João

Após ouvir o senador Eduardo Amorim (PSC) dizer que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju, o deputado federal Laércio Oliveira (SD) foi curto e grosso: “Eu voto na reeleição de João Alves Filho”. Esta informação foi publicada hoje no Correio de Sergipe pelo jornalista Diógenes Brayner. Segundo ele, participaram da conversa o ex-governador Albano Franco (PSDB) e o dublê de político e empresário Edvan Amorim (PR).

Nova prefeita

A vice Lourdes Machado (PSDB) assumiu ontem o comando político e administrativo de Itabaiana em substituição ao prefeito Valmir de Francisquinho (PR), que saiu de férias. Durante a transmissão do cargo, ele disse que vai aproveitar os próximos 30 dias para reavaliar a gestão e estabelecer novas metas até o fim do mandato.

Pé na estrada

E o governador Jackson Barreto (PMDB) visita hoje as obras de recuperação da rodovia Rota do Serão, que cedeu por conta das fortes chuvas caídas no semiarido. O trecho em recuperação fica entre os municípios de São Miguel do Aleixo e Glória. JB visitará, ainda, a ponte do povoado Campos Novos, em Porto da Folha, que também foi arrastada pelo aguaceiro do mês passado.

Por que mudou?

A Polícia Militar substituiu o comandante do Grupamento Especial Tático de Motos (GTAM) de Itabaiana, major Gilmar Santana. Nada demais se não tivessem espalhado que a mudança atendeu a um pedido do presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB). É voz corrente que o major realizava um excelente trabalho à frente do GTAM. Até agora, o comando da PM e o parlamentar não se manifestaram sobre o assunto.

Conta gotas

A Prefeitura de Aracaju pagou ontem os salários dos servidores da Controladoria, Secom, Articulação Política e das Relações Institucionais, Sema, Defesa Social e a Guarda Municipal. Na última segunda-feira, já haviam recebido os servidores da Secretaria da Assistência e Família e aposentados da Previdência do município. A previsão da Prefeitura é concluir o pagamento da folha de janeiro no dia 12 deste mês.

Festa garantida

Das 53 prefeituras sergipanas impedidas de fazer Carnaval porque atrasaram os salários dos servidores, 19 provaram ao Tribunal de Contas que a folha de pessoal está em dia. Portanto, podem fazer festa de Momo as prefeituras de Amparo de São Francisco, Areia Branca, Boquim, Divina Pastora, Graccho Cardoso, Indiaroba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Pedra Mole, Pedrinhas, Ribeirópolis, São Domingos, Rosário do Catete, Umbaúba, Itabaianinha, Barra dos Coqueiros, Muribeca e Siriri.

Leão voraz

A idade mínima dos dependentes que devem ter o CPF informado na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física caiu de 16 para 14 anos. A mudança consta das instruções normativas da Receia Federal com as regras para a entrega da declaração neste ano. Outra modificação é a obrigatoriedade de profissionais da saúde e advogados autônomos informarem o CPF de todos os clientes que lhes pagaram rendimentos.

Nova greve

Os auditores estaduais de tributo podem cruzar os braços depois do Carnaval. A possibilidade de uma nova greve será avaliada na assembleia da categoria, marcada para o próximo dia 15. Os auditores reclamam de perseguição por parte da Secretaria da Fazenda e protestam contra o silêncio do governo às suas reivindicações. “Tomamos o calote do 13º, os salários continuam atrasados e há mais de três anos não sabemos o que é reposição inflacionária”, se queixa Paulo Pedroza, presidente do Sindifisco.

Darlene na SSP

Setores da imprensa acreditam que o presidente da Adema, Almeida Lima (PMDB), substituirá Mendonça Prado na Secretaria da Segurança Pública. Outros coleguinhas ariscam a ida do peemedebista para a poderosa Secretaria da Saúde. Pode não ocorrer nem uma coisa nem outra, mas este disse-me-disse faz um bem danado ao ego de Almeidinha. Ele adora ocupar espaços na imprensa, a ponto de, quando senador, ter sido “batizado” de Darlene, personagem de uma novela global que fazia tudo para aparecer na mídia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *