Covid-19 já matou 234 pessoas em Sergipe
9 de junho de 2020
Polícia prende irmão de Sukita e dois empresários
9 de junho de 2020
Exibir tudo

Bolsonaro divulga lema de movimento fascista brasileiro

Fotografia postada nas redes sociais pelo presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou uma foto ao lado do ministro do GSI, general Augusto Heleno, com os braços cruzados e, na legenda, a frase: “Deus, pátria e família”. Segundo o site Brasil Escola, “Deus, pátria e família” é o lema do Integralismo, que “serve como ponto de partida para se entender as propostas do movimento que ficou conhecido como o fascismo brasileiro”. O slogan do integralismo brasileiro já tinha sido usado na criação do Aliança pelo Brasil, em 2019. Agora, porém, Bolsonaro usa o lema em nome de seu governo, falando como presidente da República.

Na última sexta-feira (5), ao agradecer a um grupo de pastores evangélicos que foram ao Palácio do Planalto orar contra “baderna” e “quebra-quebra” e por harmonia entre os três Poderes, Bolsonaro citou o lema do movimento integralista – “Deus, Pátria, Família”. O Integralismo foi um movimento liderado por Plínio Salgado que, na década de 1930, abraçou os ideais do fascismo italiano sob a ditadura de Benito Mussolini. Seus membros formavam uma espécie de força paramilitar e ficaram conhecidos como os camisas-verdes durante manifestações marcadas por violência nas ruas principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Deus, pátria e família”

“A palavra ‘Deus’ indica a influência religiosa cristã dos integralistas, estando a figura divina em primeiro lugar e ocupando o cimo da estrutura hierárquica social, como era entendido pelos integralistas, já que era Deus ‘que dirigia o destino dos povos’. A pátria era definida pelos integralistas como ‘nosso lar’. A pretensão era apresentar uma unidade da população brasileira dentro do território, principalmente como uma contraposição à divisão da sociedade em classes. Os integralistas pretendiam alcançar essa unidade através da constituição de um Estado integral, que harmonizaria os diferentes interesses existentes no seio da sociedade. Por fim, temos a família como a menor unidade de organização social dentro da proposta integralista. A família seria o ‘início e fim de tudo’, a garantia da manutenção da tradição, veiculada através dessa forma de organização social”, explica o Brasil Escola.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *