Contratações do BNB com MPEs crescem mais de 18 por cento
21 de julho de 2015
Restaurante promove curso sobre culinária em Aracaju
21 de julho de 2015
Exibir tudo

Aécio é uma farsa

Jornalista Marcos Cardoso

O que é um ícone, além de uma representação? A política brasileira está abarrotada de ícones. Há aqueles que supõem gozar de alguma notoriedade, quando sequer passarão para a história como notas de pé de página. Há os que passam para a história como bastante citados, e não exatamente por suas qualidades, a exemplo de Carlos Lacerda, Antônio Carlos Magalhães e Fernando Collor. E há os que de fato moldaram na nossa história uma cicatriz indelével, digna de registro.

Getúlio Vargas cometeu muita barbaridade, mas não é lembrado porque contribuiu com o nazi-fascismo ou com a perseguição feroz aos comunistas. Será para sempre cultuado como um ícone da política brasileira porque ousou defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores.

Juscelino Kubitschek foi aquele presidente que pretendeu transformar a sociedade brasileira rural e atrasada numa sociedade capitalista, em todos os sentidos – inclusive de proximidade com o pensamento das capitais e de aproximação com o mundo ocidental desenvolvido e adepto do capital.

Fernando Henrique Cardoso não é lembrado porque comprou a própria reeleição, mesmo que para isso tenha vendido a preços muito módicos quase todas as estatais brasileiras. O sociólogo é lembrado como o ministro da economia que conseguiu domar a superinflação e, como presidente, garantir o equilíbrio financeiro nacional.

Lula não está na memória porque abriu demais as portas do governo à promiscuidade da governabilidade. As pessoas hão de sempre lembrar dele como o presidente que ousou fazer um governo focado nos mais pobres, que finalmente receberam atenção e puderam acender socialmente. Milhões saíram da miséria e puderam desfrutar de bens antes só permitidos à classe média ou alta. E isso não se apaga.

Tancredo Neves foi o corolário de esperanças, representante de uma sociedade exausta no sonho por liberdade. Na reconquista da eleição para presidente, mesmo que indiretamente, simbolizou o pacto da sociedade pelo entendimento nacional. Sem violência, sem trapaças e sem revanchismo.

O Brasil anda carente de brilho na política. Esse Congresso Nacional é uma desgraça coletiva movida por interesses impronunciáveis. As bancadas da Bíblia, do boi e da bala ditam a pauta. Dois terços dos deputados aparecem em uma ou mais dessas frentes. Um terço desses, aliás, está ali como representante do povo, defendendo o comércio de armas. E o latifúndio que odeia a produção familiar, o direito dos índios e a preservação das florestas. E, principalmente, os sonhos messiânicos de uma religião deturpada.

O que temos como cabeça pensante, idealizador das nossas políticas, o arremedo de fascistaEduardo Cunha? O que nos resta de reserva moral, um despudorado Renan Calheiros? E o Judiciário, regido pelos humores da política, merece mesmo figurar como o salvador da pátria, como um poder iluminado capaz de corrigir os rumos e dizer qual é o caminho?

O caminho vinha sendo bem percorrido até 2012, quando a economia deu sinal de fraqueza, o governo desafinou no discurso e a direita engrossou o pescoço. A tensa reeleição de Dilma Rousseff em 2014 ficou obnubilada pelo escândalo dos desvios de dinheiro na maior empresa, símbolo da nacionalidade, e pelo não cumprimento ainda no calor da campanha dos compromissos assumidos nas urnas.

Na aridez da desesperança, incredulidade e incertezas vicejam crias malignas. Nesse terreno, a semente que parece boa e saudável pode definhar e desidratar, gerando uma planta árida e espinhenta. Um neto do político que um dia representou a esperança, e que parecia carregar a herança naturalmente saudável do fruto da democracia, revela-se diante da possibilidade de crescer além de suas possibilidades.

Aécio Neves pode ser jovem, bonito e rico, mas jamais será o herdeiro do político que foi seu avô. Não que Tancredo fosse um anjo de candura – afinal, nesse mundo essas criaturas não sobrevivem. Mas porque é inábil, rancoroso, trapaceiro e revanchista.

Quem é político reconhece-se vencedor e perdedor. A regra primária da democracia é: quando a maioria quer, a minoria deve respeitar a vontade expressa. Aécio tornou-se pequeno quando desrespeitou o básico da democracia. Antes de ser um político que representa a maioria, é um engodo alimentado pelo poder daqueles que defendem velhos projetos muito pessoais. Com sua cara de indignação burlesca, Aécio é uma farsa.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *